Já imaginou competir em uma prova olímpica? Na edição dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, vai ter uma maratona para atletas amadores. Mas para conseguir uma das 20 mil vagas que serão sorteadas é preciso superar alguns desafios.
A maratona é a prova mais nobre das Olimpíadas. Os 42 quilômetros da maratona marcaram a volta dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, em Atenas, na Grécia em 1896.
E ela ficou cravada no coração dos brasileiros em 2004 com a imagem de Vanderlei Cordeiro De Lima sendo empurrado nos quilômetros finais quando liderava a prova. Vanderlei voltou para pista e ficou com o histórico terceiro lugar.
Só os melhores do mundo correm a maratona olímpica. Índices e as classificatórias são extremamente difíceis. Mas em Paris, vai ter maratona para atleta amador e tem brasileiro buscando uma vaga.
O aplicativo Maratona Para Todos, é a primeira chance. Quem sonha em correr a maratona precisa se inscrever e realizar desafios mensais. O advogado Pablo Galvão já cumpriu 23.
“Tenho de correr uma quantidade de quilômetros por dia e uma meta fechada no mês”, explica Pablo. Cada etapa cumprida vale pontos para pode concorrer ao sorteio. Serão ofertadas 20 mil vagas para gente do mundo todo. Quanto mais pontos, mais chances de ser sorteado.
Tem muita gente tentando. Um dos desafios foi correr 28 quilômetros, e contou com a participação de 39 mil inscritos. Apenas 48 pessoas foram sorteadas.
Pablo está confiante que vai conseguir uma vaga, tanto que já comprou até ingresso para ver a semifinal do torneio olímpico de futebol.
“Só de participar de uma competição olímpica já vale uma medalha”, diz.