Nascar

Conheça a Charlotte 600, etapa da Nascar 'rival' das 500 Milhas de Indianápolis

Prova mais longa da temporada da Nascar começa no pôr do sol e termina à noite; saiba como assistir

Da redação

Prova mais longa da temporada da Nascar começa no pôr do sol e termina à noite
Charlotte Motor Speedway

Em 27 de maio de 2001, Tony Stewart protagonizou um feito inédito no esporte. Sexto colocado das 500 Milhas de Indianápolis com a Chip Ganassi, o piloto deixou a pista em Indiana e embarcou para a Carolina do Norte, um voo de mais de 860 km. Lá, correu pela Nascar e conquistou o terceiro lugar na Charlotte 600 com a Joe Gibbs Racing.

Somando as duas provas, o norte-americano pilotou nada menos que 1.100 milhas – ou 1.770 km – no mesmo dia. Trata-se do chamado Double Duty, quando pilotos disputam no mesmo dia as 500 Milhas de Indianápolis pela Indy e a Charlotte 600 pela Nascar.

O empenho mostra a importância que a Charlotte 600 tem no automobilismo norte-americano e mundial. Afinal, mesmo disputada no mesmo dia do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e das 500 Milhas de Indianápolis, a prova na Carolina do Norte é capaz de atrair fãs, jornalistas... E pilotos.

A origem da Charlotte 600

A prova surgiu em 1960 como World 600, em uma uma tentativa da Nascar de realizar uma corrida no fim de semana do Memorial Day, dia que homenageia militares mortos em combates. O objetivo era claro: rivalizar com as 500 Milhas de Indianápolis. Para isso, estabeleceu-se a prova mais longa do calendário da categoria, com 600 milhas.

A iniciativa deu certo e criou considerável rivalidade entre os dois eventos. Com o sucesso, a Coca-Cola entrou como patrocinadora da prova em Charlotte em 1985, e dá o nome à corrida desde então (Coca-Cola 600), somente com pequenas variações em eventuais edições.

A abertura da janela

Em 1992, com a instalação de iluminação no Charlotte Motor Speedway, o público passou a pedir para que a prova começasse a começar mais tarde, de forma a fugir das altas temperaturas do fim de primavera na Carolina do Norte. O pedido foi atendido, o que mudaria para sempre a história da corrida em questão.

Primeiro porque a Charlotte 600 passou a ser a única corrida da Nascar com mudança nas condições de iluminação: a largada acontece com o pôr do sol e a prova termina já à noite. Segundo porque, com a janela criada a partir do fim das 500 Milhas de Indianápolis, havia a possibilidade de um novo desafio para pilotos. Assim, nascia o Double Duty.

Os reis de Charlotte

Curiosamente, o maior vencedor da Charlotte 600 é um piloto que jamais disputou uma prova na Indy: Darrell Waltrip, tricampeão da Nascar (1981, 1982 e 1985) que venceu cinco vezes a disputa em Charlotte: 1978, 1979, 1985, 1988 e 1989.

O segundo lugar na lista é de Jimmie Johnson, que venceu quatro vezes (2003, 2004, 2005 e 2014) e buscará a quinta vitória em 2024 com o Toyota Camry da Legacy Motor Club. O currículo do norte-americano tem apenas uma participação nas 500 Milhas de Indianápolis, com o 28º lugar em 2022 – ano em que não disputou a Nascar.

Os pilotos do Double Duty

Desde a década de 1990, quando o calendário passou a permitir a façanha do Double Duty, apenas dez pilotos disputaram as duas corridas no mesmo dia. Nenhum deles conseguiu uma vitória na Nascar, e uma vitória nas duas provas seria impossível – por tradição (e compromissos comerciais), o vencedor das 500 Milhas não embarca para a Charlotte 600.

O que tornou o feito de Tony Stewart inédito foi o fato de ele ter completado o total de voltas das duas provas, tornando-se até hoje o único piloto de fato a somar 1.100 milhas no mesmo dia. Foram 200 voltas em Indianápolis e 400 voltas em Charlotte.

De quebra, o terceiro lugar na prova da Nascar ainda foi o melhor resultado até hoje de um piloto em uma prova do Double Duty – superando o quarto lugar que ele mesmo havia conquistado na primeira tentativa, em 1999.

Em 2024, um novo candidato deve tentar a façanha: Kyle Larson. O piloto correrá com a Arrow McLaren na Indy e - caso não vença - com a Hendrik Motorsport na Nascar.

Confira os pilotos que tentaram o Double Duty:

  • 1994: John Andretti (AJ Foyt/Hagan)
  • 1995: Davy Jones (Dick Simon Racing/DK Ulrich)
  • 1997: Robby Gordon (SABCO/SABCO)
  • 1999: Tony Stewart (TriStar/Joe Gibbs Racing)
  • 2000: Robby Gordon (Menard/Menard)
  • 2001: Tony Stewart (Chip Ganassi/Joe Gibbs Racing)
  • 2002: Robby Gordon (Menard RCR/RCR)
  • 2003: Robby Gordon (Andretti Green/RCR)
  • 2004: Robby Gordon (Robby Gordon Motorsports/RCR)
  • 2014: Kurt Busch (Andretti/Stewart-Haas)

Como assistir

O Band.com.br exibe ao vivo a edição de 2024 da Charlotte 600. A prova estará também no Bandplay e no Bandsports e Youtube do Esporte na Band. A largada está marcada para as 19h (horário de Brasília). Fique de olho!

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.