Sem sustos, Max Verstappen, da Red Bull, liderou de ponta a ponta e venceu o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 neste domingo (04), garantindo a festa da torcida holandesa que lotou o Red Bull Ring. Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o segundo, enquanto Lando Norris, da McLaren, completou o pódio.
Já Lewis Hamilton chegou a andar em segundo, mas teve problema nos pneus e terminou só em quarto. Com isso, a desvantagem do inglês da Mercedes para Verstappen na briga pelo título do campeonato aumentou para 32 pontos (182 a 150). Confira a classificação atualizada!
Como já virou tradição, a nona etapa da temporada teve cobertura completa da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker. O fã de Fórmula 1 pôde acompanhar tudo, desde o “esquenta” da corrida até a última gota de bebida no pódio e a repercussão no Show do Esporte.
Confira abaixo os destaques do GP da Áustria:
1 - (Re) largada emocionante
A largada no Red Bull Ring não teve incidentes no pelotão de frente, com Verstappen, Norris, Sergio Pérez (Red Bull), Hamilton e Bottas mantendo suas posições. Mais atrás, porém, Esteban Ocon (Alpine) acabou abandonando após disputa com Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (Haas), o que forçou uma bandeira amarela.
Por outro lado, não faltaram emoções na relargada na quarta volta. Verstappen abriu vantagem, mas Norris e Pérez travaram uma batalha pelo segundo lugar que terminou mal para o mexicano - ele escapou da pista e despencou para décimo após toque com o rival. Houve ainda um momento raro: Bottas passou Hamilton, mas o inglês não demorou a recuperar a posição do companheiro.
2- Hamilton ultrapassa Norris, que é punido
Norris conseguiu suportar a pressão de Hamilton por bastante tempo, mas acabou ultrapassado pelo heptacampeão na volta 20. Não foi a única má notícia ao jovem da McLaren, já que os comissários puniram ele em cinco segundos pelo incidente com Pérez na relargada. Sérgio Maurício achou a punição exagerada. Reginaldo Leme e Felipe Giaffone não. Norris cumpriu a punição na volta 31 e acabou também perdendo o terceiro lugar para Bottas.
3 - Pérez x Leclerc rende mais punições
Enquanto Verstappen tinha ótima vantagem na frente, a briga pela sexta colocação da corrida chamou atenção, com Pierre Gasly (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari) e Pérez muito próximos.
Na volta 42, o monegasco chegou a passar Pérez, que também o colocou para fora. Desta vez, foi a vez de o piloto da Red Bull pagar cinco segundos no pit. Cinco giros depois, Leclerc tentou ultrapassá-lo de novo e foi parar fora da pista de novo! Os cinco segundos de punição viraram dez.
4 - Hamilton perde posições e festa laranja
Com problemas nos pneus, Hamilton acabou perdendo a posição para Bottas, a pedido da Mercedes, e para Norris entre as voltas 53 e 54, caindo para o quarto lugar. Mais atrás, George Russell (Williams) e Fernando Alonso (Renault) travaram dura batalha pelo décimo lugar, que terminou com o espanhol levando a melhor na volta 68 e somando um ponto no campeonato. Não foi dessa vez que a Williams voltou a pontuar.
Lá na frente, Verstappen concluiu o seu passeio no “quintal de casa”, como diz Sérgio Maurício sobre o Red Bull Ring, e chegou à décima-quinta vitória na carreira - de quebra com a volta mais rápida, o que lhe rendeu um ponto extra na tabela. Festa com direito à fumaça laranja nas arquibancadas.
5 - Empate no piloto do dia
Sérgio Maurício e Mariana Becker votaram em Leclerc, que terminou em oitavo após largar em décimo-primeiro, como melhor piloto do dia. Reginaldo Leme e Felipe Giaffone escolheram Norris. Na Band deu empate, mas na votação popular no site da Fórmula 1 o inglês da McLaren levou a melhor.
E quando tem corrida de novo?
A Fórmula 1 volta no final de semana dos dias 16, 17 e 18 de julho para o Grande Prêmio da Inglaterra no autódromo de Silverstone. Tudo, é claro, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação mais uma vez.