A Aston Martin escalou Stoffel Vandoorne para realizar um teste de pneus da Pirelli na Fórmula 1. O anúncio foi feito pela equipe nesta terça-feira (25).
A programação acontece nos dias 1º e 2 de agosto, em Spa-Francorchamps. A pista será palco do Grande Prêmio da Bélgica, 12º etapa da temporada 2023 da F1, entre 28 e 30 de julho.
Será a primeira vez de Vandoorne em um carro de Fórmula 1 desde dezembro de 2020, quando ele pilotou pela Mercedes em testes da pós-temporada. Em Spa, ele trabalhará com o canadense Lance Stroll, titular do time.
O teste de pneus em Spa-Francorchamps contará ainda com os pilotos da McLaren. Lando Norris e Oscar Piastri vão se dividir entre os dois dias da agenda.
Regulamento tira Drugovich
Campeão da GP2 (atual Fórmula 2) em 2015, Vandoorne estreou na Fórmula 1 substituindo Fernando Alonso na McLaren no GP do Bahrein de 2016. Nas duas temporadas seguintes, foi companheiro do espanhol na equipe britânica, com resultados discretos.
Desde 2018, Stoffel Vandoorne é piloto da Fórmula E, com quatro temporadas pela Mercedes – na melhor delas, 2021/2022, foi campeão. Em 2022/2023, corre pela DS Penske na categoria elétrica.
Também em 2023, foi contratado pela Aston Martin para dividir com o brasileiro Felipe Drugovich a função de piloto de testes. Atual campeão da F2, Drugovich substituiu Lance Stroll ao longo da pré-temporada, e tem feito testes com o carro de 2021 da equipe.
O paranaense, no entanto, não poderia participar dos testes na Bélgica, já que o regulamento exige que os pilotos na pista tenham participado de pelo menos uma corrida oficial na Fórmula 1.