Felipe Massa resolveu brigar na Justiça pelo título da Fórmula 1 de 2008, especialmente após uma declaração polêmica de Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, sobre o escândalo de Singapuragate.
Para isso, o brasileiro notificou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM) de que entraria com a ação. A defesa de Massa alega que o piloto seria campeão da F1 em 2008 não fosse o desenrolar do caso em Singapura.
O caso de Massa, porém, pode abrir um precedente dentro da Fórmula 1 para outros casos polêmicos. Ao menos é o que dizem pessoas que vivem a categoria de perto.
Para ser franco, não acho que ele tenha um caso [a favor de Massa]. Estamos assinando os regulamentos esportivos. Eles são bastante claros e, como titular da licença, você se compromete. (…) Se todos trouxessem casos à tona, o esporte entraria em desordem, especialmente quando se trata de campeonatos completos: são tantas coisas que influenciam em você ganhar ou perder que não vejo um caso, sinceramente - Toto Wolff, chefe da Mercedes.
Ecclestone, responsável pela fala polêmica que impulsionou Felipe Massa ir à Justiça, pensa de forma similar a Toto Wolff. Na visão do ex-chefão da categoria, outros casos poderiam surgir em caso de vitória do brasileiro.
“Hamilton e Mercedes poderiam ter entrado com uma ação judicial contra a FIA após a final não muito limpa de 2021 em Abu Dhabi”, afirmou Ecclestone.
O caso de 2021, citado por Bernie Ecclestone, diz respeito à briga pelo título daquela temporada.
Max Verstappen e Lewis Hamilton chegaram para a última etapa do ano, em Abu Dhabi, vivos na luta pelo mundial. O holandês largou na pole position, mas logo perdeu a primeira posição para o piloto da Mercedes. O britânico liderou praticamente toda a prova, mas um safety car nas voltas finais acabou bagunçando tudo.
O carro-madrinha recolheu apenas na última volta, dando somente uma volta para que Hamilton e Verstappen disputassem a vitória. O holandês vinha em segundo, mas conseguiu ultrapassar Hamilton e defender a posição.
A decisão da direção à respeito do safety car foi polêmica e gerou protestos da Mercedes, que considerou levar o caso à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ela também culminou com a remoção do diretor Michael Masi e fez a FIA reconhecer o episódio como um “erro humano”.
O que é o escândalo de Singapuragate?
O Singapuragate é considerado o maior escândalo da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Tudo aconteceu no GP de Singapura, a 15ª corrida da temporada de 2008.
Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. A pedido do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito.
A batida forçou o safety car, que acabou ajudando o espanhol Fernando Alonso a vencer a corrida e indiretamente prejudicou Felipe Massa.
Com bandeira amarela, o brasileiro entrou nos boxes. Acontece que a Ferrari liberou o piloto com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro. Com o erro da equipe italiana, Massa despencou na classificação e não pontuou na corrida. De quebra, ele ainda foi punido por quase tocar em Adrian Sutil, da Force India-Ferrari, ao ser liberado de forma insegura na parada.
Caso a prova, que anos depois teve a confirmação de ter sido manipulada, fosse anulada, Felipe Massa terminaria o campeonato mundial de F1 em 2008 na liderança, vencendo o título.