Alpine vende parte da equipe para Ryan Reynolds e investidores de Hollywood

Ryan Reynolds integra parceria que assumiu 24% das ações do time; Michael B. Jordan e Rob McElhenney são co-investidores

Da redação

A Alpine assegurou um investimento de 200 milhões de euros (pouco mais de R$ 1 bilhão em valores atuais) por parte de um grupo de investidores. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo site oficial da Fórmula 1 e pela própria Alpine.

O grupo formado pelas empresas Otro Capital, RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments adquiriu 24% das ações da equipe francesa, avaliada agora em 900 milhões de euros (mais de R$ 4,6 bilhões). Os investimentos se concentram apenas na operação do time na Fórmula 1, o que mantém a divisão de motores da Renault em Viry (França) como propriedade integral do Grupo Renault.

Entre os acionistas do time que pertence à Renault, está o ator Ryan Reynolds, conhecido por papéis em filmes como Horror em Amityville (2005) e Lanterna Verde (2011), além de protagonizar os filmes da franquia Deadpool. Desde 2020, ele é sócio do também ator Rob McElhenney como um dos proprietários do Wrexham AFC, clube galês que disputa a quarta divisão do futebol inglês na temporada 2023/2024.

Inicialmente, o ator – que tem como co-investidores o ator Michael B. Jordan e próprio Rob McElhenney – não se pronunciou a respeito do investimento. No entanto, nos stories de sua conta no Instagram, Reynolds publicou uma manchete do jornal Financial Times que anuncia os investimentos na escuderia.

Ryan Reynolds (foto) tem Michael B. Jordan e Rob McElhenney como co-investidores (Imagem: Fred Thornhill/Reuters)

A chegada de novos investimentos são parte de um plano estratégico da Alpine. Em maio, a equipe chegou a anunciar que estava vendendo um percentual de suas operações. O objetivo é atingir um ponto de equilíbrio financeiro em 2026, alcançando uma receita de 8 bilhões de euros até 2030.

“A Fórmula 1 e a Alpine são ativos estratégicos para o Grupo Renault”, disse Luca de Meo, diretor-executivo do Grupo Renault. “Esta parceira irá acelerar o desenvolvimento da Alpine F1 ao diversificar as gerações de receitas e aumentando o valor da marca.”

Entrada de acionistas é parte de plano estratégico da Alpine (Imagem: BWT Alpine F1 Team)

Por parte da Alpine, o acerto foi motivo de comemoração. Para Laurent Rossi, CEO da equipe, “esta associação é um importante passo para potencializar nossa performance em todos os níveis”.

“Primeiro, Otro Capital, RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments, como players internacionais com forte histórico na indústria esportiva, trarão sua reconhecida experiência para impulsionar nossa estratégia de mídia e marketing, essencial para apoiar nosso desempenho esportivo no longo prazo”, explicou.

“Em segundo lugar, a receita incremental gerada será, por sua vez, reinvestida na equipe, a fim de acelerar ainda mais nosso plano ‘Mountain Climber’, com o objetivo de alcançar as melhores equipes em termos de instalações e equipamentos de última geração.”

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.