Relembre cinco vezes que a Red Bull trocou de piloto no meio da temporada da F1

Red Bull anunciou Ricciardo no lugar de De Vries na AlphaTauri no meio da temporada 2023 da F1

Da redação

Daniel Ricciardo substitui Nyck de Vries
Esporte na Band

A Red Bull agitou a morna terça-feira pós GP da Inglaterra com a notícia de que Daniel Ricciardo será o substituto de Nyck de Vries na AlphaTauri com efeito imediato. Ou seja, o australiano assume a vaga do holandês já no GP da Hungria, com mais 12 corridas pela frente. Mas essa não é a primeira vez que a equipe austríaca saca um piloto no meio do campeonato. Confira cinco vezes em que a Red Bull trocou um piloto no meio da temporada da F1. 

1 - Christian Klien é trocado por Robert Doornbos, na Red Bull, em 2006

A Red Bull não estava feliz em ter um piloto que não entregava resultados (e segue sendo assim, evidentemente). Enquanto Klien tinha marcado apenas dois pontos após 15 etapas, o companheiro Coulthard já possuía 14 pontos. 

Por isso, com 3 corridas para o fim, a equipe assinou seu primeiro piloto holandês (calma, fãs do Verstappen, ele ainda era uma criança). Mas Robert Doornbos fez apenas três corridas, não pontuou e sequer disputou a temporada seguinte, já que a Red Bull assinou com Mark Webber. 

2 - Scott Speed é trocado por Sebastian Vettel, na Toro Rosso, em 2007

A relação entre Scott Speed e o chefe da Toro Rosso, Franz Tost, que já não era boa, azedou geral após o GP da Europa de 2007, a 10ª etapa daquela temporada, quando Speed rodou, saiu da pista e abandonou após uma tempestade cair no circuito de Nurburgring. 

Há rumores de que a duplas teria chegado às vias de fato, o que é negado por ambos. Fato é que após à discussão, Speed foi substituído por um tal de Sebastian Vettel, que conquistaria a primeira vitória da equipe no ano seguinte. 

3 - Daniil Kvyat é trocado por Max Verstappen, na Red Bull, em 2016

Esse caso é um dos mais emblemáticos. Kvyat tinha sido promovido para a Red Bull em 2015 após a ida de Sebastian Vettel para a Ferrari. A primeira temporada do russo foi boa, terminando o ano, inclusive, à frente de Ricciardo. 

Porém, o início de 2016 não foi bom. Após cinco corridas, atitudes controversas e incidentes polêmicos do de Kvyat, a Red Bull decidiu trocá-lo de lugar com Verstappen, promovendo o holandês para a equipe principal, enquanto o russo voltava para a Toro Rosso. 

E o destino parecia estar ao lado de quem tomou a decisão, já que Verstappen venceria a sua primeira corrida pela Red Bull, um GP da Espanha marcado por abandono duplo dos carros da Mercedes. O resto da trajetória de Max na escuderia é história.  

4 - Pierre Gasly é trocado por Alexander Albon, na Red Bull, em 2019

A Red Bull havia começado a temporada de 2019 com Pierre Gasly de titular. Mas alguns acidentes ainda na pré-temporada fizeram a pressão sobre o companheiro de Verstappen crescer. 

Após 12 etapas sem Gasly entregar resultados e tomando até volta do companheiro, a equipe decidiu realizar uma troca direta, promovendo Albon, àquela época na Toro Rosso, para a equipe principal, enquanto Pierre retornaria à equipe secundária. 

Albon fez um final de 2019 razoável, mas sofreu para acompanhar Verstappen na temporada 2020. O tailandês acabou sendo substituído por Sergio Pérez em 2021. 

5 - Nyck de Vries é trocado por Daniel Ricciardo, na AlphaTauri, em 2023

De Vries foi campeão de Fórmula 2 (2019) e de Fórmula E (temporada 2020-21), mas sofria para entrar na F1. A sorte sorriu para ele quando Alexander Albon teve uma crise de apendicite. O holandês conquistou um heróico nono lugar e garantiu 2 pontos para a equipe. Foi o bastante para a AlphaTauri assinar com ele para 2023. 

Mas o sonho virou pesadelo com a primeira temporada como titular, que tem a última colocação na tabela e nenhum ponto após 10 corridas. Por isso, a Red Bull decidiu demitir de Vries e assinar com Daniel Ricciardo (3º piloto) na equipe menor até o fim da temporada 2023. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.