A AlphaTauri anunciou nesta terça-feira (11) a chegada de Daniel Ricciardo ao posto de titular da equipe. O australiano ocupará a vaga de Nyck de Vries, demitido após dez corridas.
“Estou muito feliz por estar de volta à pista com a família Red Bull”, afirmou Ricciardo em comunicado divulgado pelo time italiano.
“Não há dúvidas sobre suas habilidades de direção, e ele já conhece muitos de nós, então sua integração será fácil e direta. A equipe também vai lucrar muito com sua experiência, já que ele venceu oito corridas de Fórmula 1”, disse Tost, que ainda se despediu de De Vries.
“Gostaria de agradecer a Nyck por sua valiosa contribuição durante seu tempo na Scuderia AlphaTauri e desejo a ele tudo de bom para o futuro”, encerrou.
A trajetória de Daniel Ricciardo na F1
O anúncio marca o retorno de Ricciardo à AlphaTauri. O australiano chegou à F1 em 2011 como piloto de testes da então Toro Rosso, antes de ganhar uma vaga de titular da Hispania no decorrer da temporada. Em 2012, voltou à Toro Rosso, mas como titular.
Foram duas temporadas pela equipe italiana, com 10 pontos em 2012 e 20 em 2013. A partir de 2014, virou titular da Red Bull, substituindo o compatriota Mark Webber. Ao longo de cinco anos, venceu sete corridas, tendo como melhor desempenho o terceiro lugar nos campeonatos de 2014 e 2016.
Sem espaço após a chegada de Max Verstappen em 2016, Ricciardo deixou o time no fim de 2018 e virou titular da Renault em 2019. Foram dois anos sem brilho, até que assinou com a McLaren. Pela equipe inglesa, foram mais duas temporadas apagadas, com uma inesperada vitória no GP da Itália de 2021.
Ricciardo tinha contrato com a equipe de Zak Brown até o final de 2023, mas foi dispensado no fim de 2022 para a chegada de Oscar Piastri. Ainda foi especulado em Alpine e Haas, mas ficou sem vaga de titular.
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A trajetória de Nyck de Vries no automobilismo
Nascido em 1995, Nyck de Vries competiu no kart entre 2004 e 2011, antes de chegar aos monopostos em 2012. A partir daí, começou a conquistar bons resultados, chegando ao título da Fórmula 2 em 2019.
Sem vaga de titular na Fórmula 1, virou piloto de testes da Mercedes, ao mesmo tempo em que disputava a temporada 2020/2021 da Fórmula E – terminando com o título. Seguiu de stand by na Mercedes, testando também por Williams e Aston Martin. Na McLaren, ganhou a vaga de piloto reserva em 2022.
Também em 2022, ganhou a chance de estrear na F1 como substituto de Alexander Albon no GP da Itália. Logo de cara, deixou uma boa impressão ao conquistar o nono lugar, virando nome disputado no mercado.
Acabou fechando com a AlphaTauri para substituir Pierre Gasly, que foi para a Alpine em 2023. No entanto, não somou pontos após os dez primeiros Grandes Prêmios.