Por que o Grande Prêmio de Mônaco da F1 não tem treinos às sextas-feiras?

Tradicionalmente, etapa em Monte Carlo é a única com treinos livres às quintas-feiras

Da Redação

Tradicionalmente, etapa em Monte Carlo é a única com treinos livres às quintas-feiras
Fórmula 1/Site oficial

Os fãs de Fórmula 1 já têm a programação de um Grande Prêmio na ponta da língua: treinos livres 1 e 2 às sextas-feiras, treino livre 3 e classificação no sábado, corrida no domingo. E, embora a categoria projete algumas mudanças no formato da programação de determinadas provas a curto prazo, uma etapa em especial foge a qualquer regra, com treinos livres às quintas-feiras e folga nas sextas-feiras: o GP de Mônaco. 

Mas você sabe por que isso acontece? O motivo: religião. 

Historicamente, o Grande Prêmio de Mônaco sempre é realizado entre abril e maio. E as datas escolhidas se aproximam do Dia da Ascensão, um feriado cristão celebrado 40 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. No cristianismo, a data marca a ascensão de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a ressurreição. 

Segundo dados de 2012, mais de 85% da população monegasca é cristã. A data, além do significado histórico para os cristãos, apresenta números importantes para o comércio local. 

Com a programação começando em um feriado, a organização teria mais facilidade para bloquear determinadas ruas e avenidas locais para treinos e corridas. Lembre-se: o GP é disputado em um circuito de rua. E ter o primeiro dia de programação em um dia sem atividade comercial acaba agradando a todas as partes envolvidas. 

Em geral, com as sextas-feiras livres, o comércio pode repor estoques, os turistas podem passear pela cidade, e pilotos e equipes podem cumprir compromissos comerciais com mais liberdade na agenda. 

Tradição em declínio 

A justificativa histórica, no entanto, vem perdendo peso com o passar dos anos. 

Embora a data já não tenha o mesmo peso religioso das primeiras edições do GP de Mônaco, a opção pelas quintas-feiras foi mantida. E nem sempre a prova coincide com o feriado - o Dia da Ascensão de 2021, por exemplo, foi celebrado em 13 de maio. 

Além disso, embora a Fórmula 1 siga sem ir à pista de Monte Carlo às sextas-feiras, outras disputas acontecem no traçado neste dia – por exemplo, a Fórmula 2, a Fórmula Regional Europeia e a Porsche Supercup. 

Em 2021, o circuito fica fechado à circulação entre 5h30 e 14h30 da sexta-feira, mantendo boa parte da tarde livre ao público e aos moradores. No sábado, as vias utilizadas para o Grande Prêmio ficam bloqueadas entre 7h30 e 19h30. No domingo, das 7h30 às 20h30.

Grande Prêmio da Mônaco 

Sábado (22)  
7h - Treino Livre 3 - Bandsports  
9h45 - Treino Classificatório - Band e Bandsports

Domingo (23)  
9h30 - Grande Prêmio de Mônaco - Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band

Onde assistir? 

Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício; comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson; reportagem de Mariana Becker. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.