A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, deverá oferecer itens mais resistentes à categoria a partir do Grande Prêmio da Inglaterra. A prova acontece no circuito de Silverstone entre os dias 7 e 9 de julho.
De acordo com o site da revista Autosport, a ideia é tentar evitar problemas que a fabricante vem mapeando, especialmente diante dos ganhos das equipes em downforce com os carros de 2023. Segundo o veículo, os níveis de carga aerodinâmica são equivalentes aos esperados para o final da atual temporada.
Para a Pirelli, a rápida evolução nos tempos de volta durante o GP de Miami do último final de semana mostrou que os carros podem exigir mais dos pneus. E a tendência é que as atualizações dos carros de cada equipe no decorrer da temporada acelerem ainda mais essa exigência.
Assim, mediante conversas com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a fornecedora italiana decidiu se antecipar. A proposta é oferecer pneus com uma estrutura reforçada, mantendo a composição da borracha usada em cada modelo (C0 ao C5).
O regulamento técnico da F1 exige que mudanças no decorrer das temporadas sejam aprovadas pelas equipes. Assim, a novidade precisará receber o OK de pelo menos oito times – que, segundo o site, ainda não sabem quando poderão testar os pneus propostos.