A Sauber anunciou nesta quarta-feira (26) um acordo para se tornar “parceira estratégica” da Audi na Fórmula 1 a partir da temporada 2026. Em comunicado, a organização – responsável pela operação da Alfa Romeo na categoria até o final de 2023 – informou ainda que a marca alemã pretende se tornar acionista do time.
A parceria entre as duas partes já vinha sendo especulada nos últimos meses. A Alfa Romeo, inclusive, anunciou a saída da Fórmula 1 pouco depois do anúncio da entrada da Audi para 2026.
Em comunicado, a Sauber afirmou que “esta parceria trará o time a novos patamares, garantindo ao mesmo tempo o futuro a longo prazo da companhia – uma entidade que ostenta uma força de trabalho comprometida, um dos principais túneis de vento da Europa e instalações de fabricação automobilística de nível mundial”.
Com a parceira, a Audi entrará na Sauber por duas frentes: como fornecedora de unidades de potência e como acionista. A estreia oficial acontece em 2026, quando a F1 adotará um novo regulamento de motores e combustíveis. Até lá, a Sauber correrá com motores Ferrari, “honrando sua atual parceria que permitiu que o time dê passos à frente em competitividade e estabilidade”.
Galeria de Fotos
Audi anuncia entrada na Fórmula 1 em 2026 1/9
“A parceria entre Audi AG e Sauber Motorsports é fundamental para que nosso time continue a progredir rumo à dianteira do grid. Virar a equipe oficial da Audi não é apenas uma honra e uma grande responsabilidade: é a melhor opção para o futuro, e nós estamos plenamente confiantes de que podemos ajudar a Audi a atingir os objetivos que eles têm na jornada na Fórmula 1”, disse Frédéric Vasseur, diretor-executivo da Sauber Motorsport e chefe de equipe da atual Alfa Romeo.
“Estamos muito felizes por ganharmos um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1. Nós já conhecemos o Grupo Sauber com suas instalações impecáveis e sua experiência equipe de outras colaborações, e estamos convencidos de que formaremos uma equipe forte”, elogiou Oliver Hoffmann, responsável pelo programa de Fórmula 1 da Audi.