Fórmula 1

De Vries lembra interesse de equipes após estreia na F1: 'Telefone não parava'

Holandês descreveu ainda conversas com a AlphaTauri após disputar GP da Itália pela Williams

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Peter Fox/Getty Images, via Red Bull Content Pool

O Grande Prêmio da Itália de 2022 marcou a estreia de Nyck de Vries na Fórmula 1, e ele não decepcionou: logo na primeira corrida, somou dois pontos ao conquistar o nono lugar com a Williams, igualando o melhor resultado da equipe na temporada até então.

O desempenho abriu as portas da F1 para o holandês, que já havia sido campeão da Fórmula 2 em 2019 e da Fórmula E em 2021. Cotado para virar titular da Williams em 2023, e especulado para substituir Fernando Alonso na Alpine, De Vries fechou com a AlphaTauri para o próximo ano, substituindo Pierre Gasly.

Passado o GP da Itália em 11 de setembro, até mesmo De Vries se surpreendeu com o interesse de diversos times. Mas não quis perder a chance.

“O telefone não parava de tocar. Eu realmente queria aproveitar o momento e a repercussão que estava acontecendo para conquistar e criar uma oportunidade para mim na Fórmula 1 em 2023”, afirmou o piloto em entrevista ao Beyond The Grid, podcast oficial da F1.

Em agosto, antes mesmo da estreia, De Vries chegou a conversar com a Alpine. O piloto realizaria um teste com a equipe no fim de setembro, ao lado de outros pilotos que também eram avaliados.

“Tínhamos obviamente conversas próximas com a Williams por um bom tempo, e eu falei com Jost (Capito, chefe da equipe) na terça-feira (13) depois do fim de semana (do GP da Itália). O teste com a Alpine já estava marcado... Foi marcado bem antes de Monza. Eu fui para as instalações da Alpine a caminho de Spa”, contou.

Àquela altura, De Vries já havia participado de treinos livres por Williams, Mercedes e Aston Martin na temporada. No entanto, após o GP da Itália, viajou para Mônaco com Max Verstappen, e a situação começou a mudar.

“Eu jantei com Max na segunda-feira (12) à noite, meio que para comemorar. Conversamos abertamente sobre as possibilidades e as oportunidades. Conversamos sobre a AlphaTauri, sobre (o consultor da Red Bull, Helmut) Marko, e as coisas foram assim. Mais tarde, naquela semana, eu estava em Graz”, afirmou, em referência à cidade na Áustria onde Helmut Marko tem escritório.

“Passamos um tempo agradável juntos. Tivemos dois dias comendo comida austríaca, conversando sobre o futuro juntos. Ele tem um bom senso de humor e nos respeitamos”, acrescentou.

Embora o acordo não tenha saído ali, De Vries admite que a conversa foi fundamental. “Foi um pouco mais complicado, como todo mundo sabe. Mas basicamente aquela viagem me fez entender que havia uma boa chance de eu estar no grid em 2023”, explicou.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.