A Mercedes lançou nesta sexta-feira (18) o modelo W13 que utilizará na temporada 2022 da Fórmula 1. Conforme especulado, o time volta a adotar a pintura prateada, após dois anos com modelos pretos em adesão a protestos antirracismo.
O carro tem o desafio de fazer a Mercedes voltar a ser campeã, depois do vice-campeonato de Lewis Hamilton no Mundial de pilotos de 2021. O time faturou todos os títulos de pilotos de 2014 a 2020, além de ter faturado os títulos de construtores de 2014 a 2021. Para isso, precisará se adaptar aos novos regulamentos da categoria.
“O carro voltou ao zero. Nada dos anos anteriores fará você vencer o campeonato”, explicou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, durante a apresentação.
Para o alemão, no entanto, o time precisa começar com o pé atrás para não se surpreender negativamente. “Todos os anos somos céticos sobre vencer o campeonato. Essa é a mentalidade”, completou.
Em 2022, a equipe terá uma nova dupla de pilotos titulares, com George Russell assumindo o posto de novo companheiro de Lewis Hamilton. Para o heptacampeão, que vai para sua décima temporada na Mercedes, as oportunidades com o novo carro são positivas.
“Acho que todo mundo está animado de ver o carro que nos mostraram”, disse Hamilton, que elogiou o trabalho da equipe para 2022 e evitou estabelecer objetivos prévios para a temporada. “O objetivo é elevar nosso nível e fazer algo que ninguém fez antes. Fizemos isso oito vezes e precisamos ir atrás da próxima vez.”
Galeria de Fotos
Os carros da temporada 2022 da Fórmula 1 1/40
Russell, depois de três temporadas na Williams, chega otimista à vaga na Mercedes. Durante a apresentação, o novato se mostrou animado com o novo carro.
“Vimos todos os desenhos, tivemos muitas reuniões e apresentações sobre ele, mas de repente ver tudo pronto, ver o trabalho no qual homens e mulheres colocaram tanto trabalho e bravura, e chegar até aqui... Acho que ficou incrível”, afirmou.
O novo carro da Mercedes passa por um shakedown ainda nesta sexta-feira (18). Entre os dias 23 e 25, participará de testes coletivos de pré-temporada em Barcelona (Espanha).