Título mundial está fora do alcance da Mercedes, diz consultor da Red Bull

Para Helmut Marko, equipe alemã não tem condições de desenvolver um carro competitivo a tempo de brigar por vitórias em 2023

Da redação

Para dirigente, equipe alemã não tem condições de desenvolver um carro competitivo em 2023
Getty Images/Red Bull Content Pool

Em entrevista ao canal de TV alemão n-tv, o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, disse acreditar que a Mercedes já não tem chances de brigar por títulos na temporada 2023 da Fórmula 1.

Até aqui, a categoria realizou apenas uma das 23 etapas previstas para o ano, o Grande Prêmio do Bahrein. Na ocasião, Lewis Hamilton foi o quinto colocado, enquanto George Russell foi o sétimo. A equipe tem 16 pontos e é a terceira colocada no Mundial de construtores, atrás de Red Bull (43) e Aston Martin (23).

“A Mercedes não tem um problema com o conceito (do carro) neste ano, mas vários”, acredita Marko. “A esse respeito, acho realista dizer: o título mundial está fora do alcance da Mercedes”, acrescentou.

Para o dirigente, o modelo W14 da Mercedes começou a temporada com graves problemas, e a rival terá dificuldades para resolver todos a tempo de brigar por vitórias.

“Eles não conseguiram achar uma solução durante o inverno (fim do ano na Europa)”, afirmou Helmut Marko. “Vai ser difícil (resolver). Você não pode desenhar dois ou três carros diferentes (durante o ano). Será complicado com o teto orçamentário. Um novo carro também não funcionaria, porque você tem que ser competitivo desde o começo”, acrescentou.

Com uma dobradinha no GP do Bahrein, a Red Bull começa o ano como favorita aos títulos. Helmut Marko despistou sobre a disputa em 2023, mas evitou apontar rivais.

“As pessoas dizem que estamos completamente eufóricos e que nos veem como campeões, mas o Bahrein foi um circuito à parte”, disse, cauteloso. “A corrida foi boa, mas isso não significa que será assim nas próximas corridas.”

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.