A Haas anunciou nesta quinta-feira (5) a presença de Oliver Bearman em treinos livres dos GPs do México e de Abu Dhabi. A estreia de Bearman acontece em 27 de outubro; depois, ele retorna para sessão no dia 24 de novembro.
A escalação cumpre uma exigência do regulamento da Fórmula 1, que demanda que as equipes coloquem pilotos novatos em pelo menos duas sessões de treinos ao longo da temporada. Por regra, pilotos que disputaram até duas corridas na F1 podem ser escalados.
O britânico de 18 anos é, desde 2022, integrante da academia de pilotos da Ferrari – que, por sua vez, é parceira da Haas. Ele estará com a equipe norte-americana durante o GP do Catar para acompanhar a rotina e iniciar a preparação para os treinos.
“Chegar à Fórmula 1 tem sido meu sonho desde o kart, então pilotar um carro pela primeira vez neste ano é muito especial. Agradeço à equipe e, é claro, à Ferrari, por me darem estar chance. Estou trabalhando duro para garantir que eu esteja ponto para apoiar a equipe da melhor maneira nas duas ocasiões”, afirmou o piloto.
Oliver Bearman conquistou os títulos dos campeonatos alemão e italiano da Fórmula 4 em 2021, antes de chegar à Fórmula 3. Terceiro colocado da F3 em 2022, estreou na Fórmula 2 em 2023 pela equipe Prema. Ele é o sexto colocado da temporada da F2, com quatro vitórias e 130 pontos.
O chefe de equipe da Haas, Günther Steiner, afirmou estar “muito feliz” por oferecer ao britânico a chance de pilotar o carro nas duas ocasiões. “Ele teve uma temporada de estreia brilhante na Fórmula 2”, elogiou o dirigente. “Sabemos que sua preparação para estes finais de semana vai ser de primeira”, completou.