Fórmula 1

Günther Steiner e Haas trocam acusações e processos após demissão

Ex-dirigente cobra comissões da equipe, que alega que livro de italiano usa imagens sem permissão

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Günther Steiner foi demitido do cargo de chefe de equipe da Haas em janeiro. Desde então, o ex-dirigente e a escuderia norte-americana têm se estranhado e protagonizado desavenças.

No final de abril, Steiner entrou com um processo alegando não ter recebido pagamentos de comissões entre 2021 e 2023. Segundo o processo registrado no estado norte-americano da Carolina do Norte, o ex-chefe de equipe alega que a Haas continua a usar referências a sua imagem em “materiais promocionais e merchandising”.

“Depois de anos aceitando os benefícios da reputação, da experiência e das profundas conexões do senhor Steiner com o esporte, a Haas F1 não pode vetar o senhor Steiner dos benefícios que ele conquistou”, afirma o texto da ação.

Gene Haas e companhia contra-atacaram e também entraram com um processo contra Günther Steiner. Desta vez, sobre alegadas violações de marca no livro Surviving to Drive, escrito pelo dirigente. Segundo a ação movida pela Haas Automation, a publicação e a editora Ten Speed Press agiram de má-fé ao publicarem imagens no livro.

Gene Haas e Günther Steiner: fim da amizade (Imagem: Haas F1 Team)

“Sem a permissão ou o consentimento da Haas Automation, Steiner escreveu, divulgou, promoveu, vendeu e lucrou com uma publicação de nome Surviving to Drive, que usou e exibiu, e continua a usar e exibir, marcas registradas da Haas Automation para ganho financeiro pessoal e lucro ilícito de Steiner”, registra o documento.

Dispensado pela Haas no começo de 2024, Günther Steiner deu lugar a Ayao Komatsu como chefe de equipe. Desde então, o italiano tem trabalhado como comentarista de TV e colunista do site oficial da F1, além de ter sido embaixador do GP de Miami.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.