Oscar Piastri contou com uma estratégia acertada e uma ajudinha do satefy car para conquistar neste sábado (7) a primeira vitória na Fórmula 1.
O australiano da McLaren foi o primeiro colocado da corrida sprint do Grande Prêmio do Catar, em Lusail. A prova foi marcada por três entradas do carro de segurança ao longo das 19 voltas.
Piastri largou da pole position, mas foi ultrapassado por George Russell (Mercedes) após a primeira relargada. O australiano largou de pneus médios, enquanto o rival foi para o grid de pneus macios. Na volta 11, o australiano deu o troco e voltou à liderança, conseguindo segurar o britânico na terceira relargada.
“Quando o pessoal de pneus macios veio para cima na largada, achei que estávamos um pouco encrencados. Mas então os pneus deles perderam rendimento muito rapidamente, o que foi bom. O safety car foi meu amigo hoje, uma vez que Max ficou atrás de mim, mas tínhamos um ritmo razoável”, analisou Piastri, que demonstra otimismo com a corrida deste domingo (8).
“Em uma corrida na qual você precisa administrar muita coisa, os pneus, os carros e outros compostos, acho que fizemos um trabalho muito bom. Então, estamos muito, muito felizes. Qualquer coisa que você possa experimentar e aprender (para a corrida de domingo) também será importante”, acrescentou.
Por fim, quando Max Verstappen (Red Bull) já era o segundo colocado nas últimas voltas, Oscar Piastri contou de novo com o desempenho dos pneus para não ser ameaçado.
“Eu achei que, uma vez que ele chegasse ao segundo lugar, eu estaria encrencado”, disse. “Mas o ritmo era bom, eu administrei bem os pneus. Uma primeira vitória na sprint soa muito legal”, completou.