Sainz credita vitória no GP de Singapura a trabalho da Ferrari e estratégia

Para espanhol, carro respondeu bem e chegou ao fim da prova com pneus em boas condições

Da redação

Trabalho duro, estratégia acertada e uma disputa dura no fim marcaram a vitória de Carlos Sainz no Grande Prêmio de Singapura deste domingo (17), a 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi a segunda vitória do espanhol da Ferrari na categoria, a primeira em 2023.

Largando da pole position com pneus médios (C4), Sainz manteve a liderança da prova sem dificuldades. Na volta 20, após um safety car causado por um acidente de Logan Sargeant (Williams), o piloto do carro 55 colocou pneus duros e conseguiu se manter em primeiro.

A sobrevida dos compostos C3, no entanto, acabou sendo decisiva para Sainz nas voltas finais. Com Lando Norris (McLaren) em segundo, o espanhol via o rival se aproximar, mas mantinha uma distância segura. Assim, Norris conseguia usar a abertura da asa traseira, protegendo-se das Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton, mas ainda sem conseguir alcançar a Ferrari no primeiro lugar. Russell era terceiro quando bateu sozinho, deixando o pódio para Hamilton.

“A questão foi administrar o começo dos stints”, afirmou Sainz após a prova. “O safety car nos obrigou a pararmos um pouco antes do que queríamos, e eu sabia que seria um longo stint com os pneus duros”, completou o espanhol, que deu 42 voltas com os pneus brancos.

“O final foi bem disputado. Demos a Lando um pouco de DRS para ajudá-lo e isso funcionou no fim”, completou Carlos Sainz.

Foi apenas a segunda vitória do espanhol na Fórmula 1 (Imagem: @f1/Twitter)

A vitória coroou um fim de semana hegemônico da Ferrari. Carlos Sainz, que já havia liderado o segundo e o terceiro treinos livres, largou da pole position e venceu. Charles Leclerc liderou o primeiro treino e largou em terceiro, mas terminou em quarto depois de andar em segundo na corrida deste domingo.

“Uma sensação incrível, um fim de semana incrível. Quero agradecer a todo mundo na Ferrari por este incrível esforço para darmos a volta por cima e vencermos nesta temporada depois de um começo imprevisível”, afirmou.

“Mas acertamos em cheio no fim de semana e acertamos em cheio na corrida. Fizemos tudo que tínhamos que fazer. Trabalhamos à perfeição e trouxemos para casa um primeiro lugar, do qual tenho certeza de que toda a Itália e toda a Ferrari vão se orgulhar hoje”, acrescentou.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.