O Grande Prêmio de São Paulo de 2022 será marcado por homenagens. Não apenas a pilotos e ex-pilotos da Fórmula 1, mas também a funcionários da própria prova.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), a organização da etapa anunciou que pessoas que trabalharam no evento serão homenageadas no grid da corrida sprint do sábado, 12 de novembro.
A primeira prova de Fórmula 1 no Brasil aconteceu em 1972, ainda como evento extracalendário. O argentino Carlos Reutemann, da Brabham, ficou com a vitória em Interlagos. Aprovado, o GP do Brasil entrou no calendário oficialmente a partir de 1993.
Os responsáveis pelo GP de São Paulo ainda prometem uma ampla lista de medidas para a gestão de pessoas. As promessas incluem a capacitação de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade como mecânicas de automóveis, as visitas guiadas de estudantes da rede pública de ensino a Interlagos, e a construção de carrinhos de corrida para 80 crianças, também oriundas do ensino público.
Ainda há planejamento para medidas ambientais, com a intenção de dar destinação correta aos resíduos durante toda a programação. A ideia é transformar em telhas as cerca de 200 mil embalagens TetraPak que devem ser descartadas durante os dias da etapa, além de reduzir a zero o lixo plástico até 2025.
Para o público, o GP de São Paulo deverá ser marcado por atrações e performances. A edição de 2022 terá melhores sistemas de audiovisual (telões e som), DJs e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Haverá também uma grande estrela cantando o Hino Nacional, mas o nome ainda não foi anunciado.
Por fim, a pedido da Fórmula 1, Interlagos se comprometeu a fazer investimentos no paddock. A área será mais iluminada e terá música, além de um box com área de hospitalidade.
O Grande Prêmio de São Paulo será a 21ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 e terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A prova acontece entre os dias 11 e 13 de novembro.