A McLaren apresentou nesta terça-feira (23) a pintura que utilizará nos carros da equipe para a disputa do Grande Prêmio de Mônaco. A etapa acontece neste final de semana e será a sexta da temporada 2023 da F1.
Os carros serão majoritariamente brancos, com detalhes alaranjados na traseira e pretos na frente. A escolha faz alusão a vitórias do time em três das principais corridas do automobilismo mundial.
A pintura branca com os detalhes na traseira remete ao modelo MP4/2, pilotado por Alain Prost no GP de Mônaco de F1 de 1984. Foi a primeira das 15 vitórias da equipe na prova.
Já o laranja da traseira é uma referência ao McLaren M16C que venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 1974. Na ocasião, o carro pilotado por Johnny Rutherford era todo pintado em laranja, com detalhes azuis.
Por fim, os detalhes pretos à frente do cockpit são alusivos à vitória do modelo McLaren F1GTR nas 24 Horas de Le Mans de 1995. Naquele ano, o primeiro lugar da classe GT1 ficou com o carro preto pilotado por Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto.
“Este é um dia muito especial, pois eu estou revelando a pintura do GP de Mônaco de 2023”, anunciou Lando Norris, titular da McLaren, em vídeo divulgado pela equipe. “Acho que ficou muito legal. É mais uma pintura especial para Mônaco. Espero que vocês tenham gostado.”
A McLaren é atualmente a quinta colocada do Mundial de construtores, com 14 pontos. O melhor resultado do time no ano foi o sexto lugar de Norris no GP da Austrália.