Fórmula 1

GP de Mônaco deve marcar estreia de novos pneus de chuva da F1

Compostos dispensam uso prévio de cobertor de aquecimento

Da redação

Os novos pneus de chuva da Fórmula 1 devem estrear neste final de semana, no Grande Prêmio de Mônaco. A informação foi divulgada pela Pirelli nesta segunda-feira (22).

O novo modelo Cinturato Blue foi disponibilizado originalmente para o GP da Emilia-Romagna, que aconteceria no último final de semana. No entanto, a etapa foi cancelada em decorrência das fortes chuvas que provocaram mortes e danos estruturais no norte da Itália.

Sem a prova em Ímola, a fornecedora de pneus optou por disponibilizar a novidade em Mônaco. Os compostos têm como principal característica o fato de dispensarem o uso de cobertores de aquecimento.

“Estamos indo para um GP de Mônaco um pouco diferente do que esperávamos. Deveria ter sido a segunda corrida de uma rodada tripla europeia, mas, em vez disso, será a primeira, devido ao cancelamento de Ímola. Essas imagens de devastação ainda estão frescas em nossas mentes e queremos expressar nossa solidariedade mais uma vez às famílias das vítimas, bem como a todos aqueles que sofreram perdas tão grandes”, lamentou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.

“Com a não realização da etapa de Ímola, Mônaco agora pode se tornar a estreia do novo Cinturato Blue, para piso totalmente molhado, sem mantas de aquecimento de pneus, obviamente dependendo das condições climáticas”, acrescentou.

A previsão para o final de semana em Monte Carlo é de chuva nos treinos livres na sexta-feira (26). A programação do sábado (27) é de sol, com tempo nublado no domingo (28).

A fabricante definiu ainda os três compostos que serão oferecidos para o fim de semana: o C3 (branco, duro), o C4 (amarelo, médio) e o C5 (vermelho, macio). A escolha é a mais macia da gama da marca para a F1.

“Como costuma acontecer nos circuitos de rua, a Pirelli indicou os pneus mais macios da gama. Uma das peculiaridades de Mônaco é o fato de que a pista é aberta ao tráfego normal todas as noites, o que significa que é muito difícil para a borracha se acumular no traçado de corrida, torando a superfície ainda mais escorregadia”, argumentou Isola, que destaca as características da pista monegasca.

“Mônaco escreveu seu próprio capítulo na história da Fórmula 1. As características deste circuito único, em grande parte inalterado há mais de 60 anos, fazem dele um verdadeiro GP imprevisível, que muitas vezes gerou surpresas. Nenhuma outra pista pode permitir que um piloto compense quaisquer deficiências técnicas de seu carro da mesma maneira, e apenas um incidente pode abalar as coisas completamente. A dificuldade de ultrapassagem às vezes pode prejudicar o espetáculo da corrida, mas isso só torna a classificação de sábado ainda mais emocionante, já que a posição no grid assume uma importância particular para o resultado final no domingo”, analisou.

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