Adiada, novidade em classificação da Fórmula 1 será testada no GP da Hungria

Em Hungaroring, cada etapa da classificação será feita com um tipo de pneus

Da redação

Em Hungaroring, cada etapa da classificação será feita com um tipo de pneus
Pirelli Motorsport/Divulgação

O fim de semana do Grande Prêmio da Hungria, entre os dias 21 e 23 de julho, marcará a estreia de uma novidade na Fórmula 1: um novo formato de classificação, com um tipo de pneu para cada uma das três etapas.

Trata-se da ATA (sigla em inglês para Alocação Alternativa de Pneus). A proposta estava prevista para ser testada no GP da Emilia-Romagna, mas o cancelamento da prova em abril após as fortes chuvas no norte da Itália causou o adiamento dos planos.

Conforme previsto para a etapa de Ímola, a classificação em Hungaroring terá um tipo de pneu para cada etapa. O Q1 terá feito apenas com pneus duros (brancos), o Q2 terá apenas pneus médios (amarelos) e o Q3 será realizado com pneus macios (vermelhos). 

Desta forma, a Pirelli afirma que conseguirá reduzir o número de conjuntos de pneus slicks oferecidos para cada piloto ao longo do final de semana. A novidade tem caráter provisório e será testada também no GP da Itália, entre os dias 1 e 3 de setembro.

Durante o fim de semana do GP da Hungria, os pilotos poderão utilizar os pneus C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). A lista foi divulgada pela própria Pirelli, que também já anunciou os pneus que serão usados no GP da Bélgica, entre 28 e 30 de julho: C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio).

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