Fórmula 1

Novidade em classificação de Ímola faz Williams adiar atualizações de carro

Equipe diz que prefere se concentrar em distribuição de pneus da qualificação

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna é o escolhido para que equipes como Mercedes e Alfa Romeo apresentem atualizações em seus carros. Mas a Williams, lanterna do Mundial de construtores da Fórmula 1 em 2023, decidiu esperar um pouco mais para tentar surpreender as rivais com novidades.

“Este fim de semana terá a introdução de uma nova programação de pneus. Isto (...) fará com que cada equipe tenha apenas 11 jogos de pneus secos disponíveis para todo o fim de semana. Os 11 jogos de pneus deste fim de semana são uma mistura dos compostos mais macios da Pirelli”, explicou Dave Robson, diretor de performance do carro da Williams.

“Com menos jogos de pneus disponíveis, optamos por não trazer significantes novidades para este evento, e vamos ao invés disso nos concentrar no novo formato do evento, nos novos pneus de chuvas e no desafio de usarmos os compostos mais macios em Ímola.”

Pneus devem ter papel de destaque em prova do fim de semana (Imagem: Williams Racing)

O GP da Emilia-Romagna ainda marcará a estreia de um novo tipo de pneu de chuva, que dispensará o uso de cobertores de aquecimento. Como a previsão para o fim de semana é de chuva, a novidade deve ser vista em ação ao longo de todo o fim de semana.

“Além de menos jogos de pneus secos neste fim de semana, também temos a introdução de um novo pneu de chuva Pirelli, que funcionará sem mantas de aquecimento. Dadas as previsões meteorológicas, isto pode tornar-se muito relevante este fim de semana”, disse Robson.

Com apenas um ponto em cinco corridas, a Williams aposta em uma boa classificação no sábado para tentar voltar a terminar um GP no Top 10, já que considera Ímola um circuito com poucas chances de ultrapassagens.

“O circuito de Ímola é um circuito rápido e fluido que corre em sentido anti-horário. Há apenas uma zona de DRS e, ainda que seja uma das maiores zonas de DRS do calendário, ultrapassar continua difícil neste circuito, o que é algo a se considerar na estratégia para a corrida”, completou Dave Robson.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.