Novidade de pneus da F1 em Ímola é aposta da Pirelli em sustentabilidade

Segundo fabricante, equipes usarão um tipo de pneu em cada etapa da classificação

Da redação

Novidade de pneus da F1 em Ímola é aposta da Pirelli em sustentabilidade
Segundo fabricante, equipes usarão um tipo de pneu em cada etapa da classificação
Pirelli Motorsport

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna, sexta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, marca uma novidade: uma mudança na oferta de pneus para a classificação, que pretende melhorar a sustentabilidade da questão.

Os três tipos de pneus que a Pirelli oferecerá para o fim de semana serão o C3 (branco, duro), o C4 (médio, amarelo) e o C5 (vermelho, macio). Na qualificação, a ideia da fabricante é que as equipes usem cada tipo durante cada uma das etapas: os brancos no Q1, os amarelos no Q2 e os vermelhos no Q3.

“Em Ímola, testaremos um novo regulamento que exige que as equipes usem um tipo diferente de composto para cada uma das três sessões, com os duros para o Q1, os médios para o Q2 e os macios para o Q3. Isto significa uma redução - de 13 para 11 - nos conjuntos de pneus secos que cada piloto tem disponível para todo o evento, diminuindo assim o impacto ambiental gerado pela produção e transporte dos pneus”, acredita Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, que mostra otimismo com os compostos escolhidos para a corrida do fim de semana.

“Optamos por trazer nossa gama de compostos mais macios (C3, C4 e C5) para Ímola, o que pode oferecer às equipes uma gama mais ampla de opções estratégicas antes da corrida”, acrescentou.

Pneus de chuva

Outra novidade para a etapa é a presença de um novo tipo de pneu para chuvas fortes, que dispensará o uso prévio de aquecedores.

A tendência é que as equipes consigam estrear os novos pneus já no fim de semana, uma vez que a previsão é de chuva para o GP da Emilia-Romagna.

“A partir deste GP, será introduzido um novo composto de pneu para chuva forte, que não exigirá o uso de aquecedores de pneus”, anunciou Isola.

“Os testes de pista mostraram um desempenho ainda melhor do que o Cinturato Azul de chuva pesada anterior, mesmo sem o aquecimento elétrico do pneu. Resultado de estudos realizados pela Pirelli, esse é o primeiro passo concreto para o uso de pneus slicks sem pré-aquecimento”, completou.

Notícias

Carregar mais