Previsão de chuva deixa condições para o GP da Bélgica menos previsíveis

Fornecedora de pneus da F1, Pirelli alerta para clima e duração de volta em Spa-Francorchamps

Da redação

A Pirelli escolheu os pneus C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio) para o Grande Prêmio da Bélgica deste final de semana, a 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Mas é bem provável que os pilotos e as equipes precisem recorrer também aos pneus para pista molhada em Spa-Francorchamps.

A previsão para o fim de semana é de chuva em Spa-Francorchamps. E para a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1, o clima é uma das variáveis que devem interferir na prova dos próximos dias – a última antes da pausa de verão da categoria, que só volta às corridas no fim de agosto com o GP da Holanda.

“Nomeamos a mesma linha de compostos do ano passado – C2, C3 e C4 – para oferecer uma ampla gama de opções de estratégia. Tradicionalmente, o clima em Spa é um fator chave durante todo o fim de semana”, afirmou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, que não vê problemas com o fato de o GP da Bélgica de 2023 ser a última corrida antes da pausa da F1. Nos outros anos, a etapa marcava a retomada da categoria.

“O fato de o GP ter mudado de data – da primeira corrida após as férias de verão para a última corrida antes dela – deve fazer pouca diferença, já que a previsão é sempre variável”, acrescentou.

A Pirelli ainda está pronta para condições bastante incomuns na pista em caso de chuva leve. Como o circuito é longo, com mais de 7 km, é possível encontrar trechos secos e molhados durante uma mesma volta.

“O comprimento da pista, com Spa sendo a volta mais longa do ano, e a variação na elevação – que também é a maior de toda a temporada – significa que há possibilidade de encontrar condições diferentes na mesma volta, com a pista molhada em uma parte da pista enquanto ela está completamente seca em outro local”, acrescentou Mario Isola.

Spa tem a volta mais longa na temporada da F1 (Imagem: @circuitspa/Twitter)

A fornecedora vê maior chance de chuva na sexta-feira (28), dia de treino livre e de classificação para a corrida de domingo. Assim, ainda que a tendência seja de menos impacto na programação do sábado, com classificação e corrida sprint, a F1 deve ter uma janela menor para acertar os carros para o domingo.

“A novidade para este ano será a terceira corrida pprint da temporada, depois de Baku e Spielberg, com um sprint shootout na manhã de sábado, seguido por uma corrida de 100 quilômetros à tarde. Com apenas uma hora de treino livre antes da classificação na sexta-feira (...), haverá ainda menos tempo do que o normal para montar os carros”, diz o diretor da Pirelli.

“Em Spa, há a tendência de vermos algumas das maiores diferenças em termos de configuração aerodinâmica entre as equipes: algumas preferem mais pressão aerodinâmica para forçar mais durante o segundo setor, enquanto outras preferem um carro mais solto para ter velocidade extra para atacar e defender mais nas retas. Com duas corridas neste ano, um dos locais mais espetaculares da temporada deve oferecer um show ainda maior”, completa, em tom de otimismo.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.