Aston Martin escala Stoffel Vandoorne para testes de pneus da F1 na Bélgica

Piloto belga dividirá funções com Lance Stroll em agosto

Da redação

Aston Martin escala Stoffel Vandoorne para testes de pneus da F1 na Bélgica
Stoffel Vandoorne, piloto de testes da Aston Martin em 2023
Aston Martin F1 Team

A Aston Martin escalou Stoffel Vandoorne para realizar um teste de pneus da Pirelli na Fórmula 1. O anúncio foi feito pela equipe nesta terça-feira (25).

A programação acontece nos dias 1º e 2 de agosto, em Spa-Francorchamps. A pista será palco do Grande Prêmio da Bélgica, 12º etapa da temporada 2023 da F1, entre 28 e 30 de julho.

Será a primeira vez de Vandoorne em um carro de Fórmula 1 desde dezembro de 2020, quando ele pilotou pela Mercedes em testes da pós-temporada. Em Spa, ele trabalhará com o canadense Lance Stroll, titular do time.

O teste de pneus em Spa-Francorchamps contará ainda com os pilotos da McLaren. Lando Norris e Oscar Piastri vão se dividir entre os dois dias da agenda.

Em julho, a Pirelli já realizou testes de pneus em Silverstone após o GP da Inglaterra. Na ocasião, contou com as participações de pilotos de Red Bull, Williams e Haas.

Regulamento tira Drugovich

Campeão da GP2 (atual Fórmula 2) em 2015, Vandoorne estreou na Fórmula 1 substituindo Fernando Alonso na McLaren no GP do Bahrein de 2016. Nas duas temporadas seguintes, foi companheiro do espanhol na equipe britânica, com resultados discretos.

Desde 2018, Stoffel Vandoorne é piloto da Fórmula E, com quatro temporadas pela Mercedes – na melhor delas, 2021/2022, foi campeão. Em 2022/2023, corre pela DS Penske na categoria elétrica.

Também em 2023, foi contratado pela Aston Martin para dividir com o brasileiro Felipe Drugovich a função de piloto de testes. Atual campeão da F2, Drugovich substituiu Lance Stroll ao longo da pré-temporada, e tem feito testes com o carro de 2021 da equipe.

O paranaense, no entanto, não poderia participar dos testes na Bélgica, já que o regulamento exige que os pilotos na pista tenham participado de pelo menos uma corrida oficial na Fórmula 1.

Notícias

Carregar mais