A Pirelli aposta em níveis moderados de desgaste e degradação dos pneus durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Por isso, fornecerá os compostos C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio) para a prova deste final de semana, a segunda da temporada 2022 da Fórmula 1.
De acordo com a fornecedora de pneus, o novo asfalto da pista de Jidá tem um bom nível de aderência. A pista não é considerada das mais exigentes em termos de tração e frenagem, mas a temperatura entre as sessões varia bastante.
“Jidá marca um desafio completamente diferente em comparação com o GP de abertura, no Bahrein, devido às diversas características da pista, tanto em termos de layout quanto de asfalto. O piloto também usará uma variedade de compostos mais macios neste fim de semana para lidar com as demandas específicas da pista, que é quase tão rápida quanto Monza”, explicou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli - no Bahrein, os pilotos contaram com os pneus C1, C2 e C3, a combinação mais dura disponível.
Embora o Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2021 tenha acontecido em 5 de dezembro, a experiência na prova será pouco valiosa para o uso dos pneus em 2022. Não apenas pelo novo asfalto, mas também pela mudança no regulamento.
“As equipes vão para Jidá sem experiência com esses pneus e carros no circuito, e as condições podem ser um pouco diferentes da última vez na Arábia Saudita, com a corrida agora sendo realizada em uma época diferente do ano e com algumas modificações na pista”, analisou Isola.
“Os compostos indicados são os mesmos de 2021, mas sua composição também mudou completamente em relação ao ano passado. Como resultado, as equipes terão muito trabalho a fazer para assimilar o máximo de dados possível durante os treinos livres, especialmente no TL2, que será a única sessão relevante, sendo realizada no mesmo horário da classificação e da corrida”, completou.