Luciano Burti será o comissário indicado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) no GP de São Paulo de 2023. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pela própria entidade.
O convite a Burti partiu do presidente da confederação, Giovanni Guerra. No convite, o dirigente destacou a experiência e o conhecimento do ex-piloto das equipes Jaguar e Prost na F1 entre 2000 e 2001, tendo ainda testado pela Ferrari entre 2003 e 2004.
“Fiquei muito feliz em contar com o Burti como integrante da equipe CBA e tenho certeza de que fará um trabalho brilhante”, afirmou.
Em todas as provas do campeonato da Fórmula 1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reserva uma posição na equipe de comissários para um representante da confederação local. Em 2021 e 2022, o escolhido foi Roberto Pupo Moreno.
Segundo Burti, a presença no GP de São Paulo de 2023 vai ajudar “para aprender, uma experiência nova, do outro lado do balcão”. A etapa no Autódromo de Interlagos é a 20ª da temporada 2023 da F1 e acontece entre os dias 3 e 5 de novembro.
“O trabalho dos comissários não é fácil, pois precisam, em fração de segundos, tomar decisões que podem impactar e mudar todo o panorama de uma corrida”, reconhece. “Não poderia perder a oportunidade de passar por essa experiência e, claro, vou dar o meu melhor para colaborar com os comissários da FIA.”
Burti disputou a Stock Car entre 2005 e 2018. Afastado das pistas desde 2019, trabalha como empresário do setor de tecnologia e comentarista de automobilismo, e não pensa em voltar a pilotar profissionalmente.
“A faísca de piloto ainda está lá, tenho enorme prazer em pilotar, mas não para pilotar profissionalmente”, diz. “Minha maneira de contribuir hoje é fora do cockpit.”