Pérez x Hamilton: disputa pelo vice da F1 em 2023 é destaque no GP de São Paulo

Mexicano se segura contra ascensão de heptacampeão; Interlagos é o próximo capítulo do duelo

Da redação

O começo da temporada 2023 da Fórmula 1 indicava um raro domínio da Red Bull diante da concorrência. Max Verstappen correspondeu às expectativas, vencendo 16 das 19 corridas do ano até aqui. Mas Sergio Pérez, longe da infalibilidade do companheiro, passou todo o campeonato com os rivais nos calcanhares.

Desde o GP de Miami, quanto Verstappen iniciou sua histórica série de dez vitórias seguidas, o mexicano luta para conseguir tirar vantagem do potencial do RB19. Enquanto o holandês foi tricampeão por antecipação, o companheiro busca pódios e pontos para se defender contra os avanços de Fernando Alonso (Aston Martin) e, mais recentemente, Lewis Hamilton (Mercedes).

No Grande Prêmio de São Paulo deste final de semana, a vantagem ainda é de Pérez, com 20 pontos à frente de Hamilton. Mas a pressão sobre o mexicano e a ascensão do britânico na segunda metade da temporada mergulham a disputa na incerteza e colocam o duelo pelo vice-campeonato no centro das atenções em Interlagos.

Checo chega a Interlagos com apenas 20 pontos de vantagem (Imagem: @F1/Twitter)

Confira a briga pelo segundo lugar no Mundial de pilotos nas últimas etapas:

  • GP da Itália
    Pérez 219 x 170 Alonso (49 pontos)
    O segundo lugar em Monza deu fôlego para Pérez na briga pelo vice-campeonato, abrindo 49 pontos para o terceiro colocado – que na época era Fernando Alonso, décimo na prova. Hamilton, oitavo, encostava no espanhol.
  • GP da Singapura
    Pérez 223 x 180 Hamilton (43 pontos)
    Hamilton foi o grande vencedor da briga pelo vice em Marina Bay ao chegar em terceiro. Pérez foi oitavo, enquanto Alonso não pontuou e ficou para trás, sendo ultrapassado pelo heptacampeão no campeonato.
  • GP do Japão
    Pérez 223 x 190 Hamilton (33 pontos)
    Mais uma vitória de Hamilton contra os rivais com o quinto lugar em Suzuka, onde Alonso foi oitavo. Pérez teve um fim de semana para se esquecer: provocou acidentes, abandonou, voltou à pista e abandonou de novo.
  • GP do Catar
    Pérez 224 x 194 Hamilton (30 pontos)
    Na corrida sprint, Hamilton foi quinto colocado, enquanto Pérez abandonou. Na corrida principal, Hamilton abandonou, mas Pérez foi décimo e pouco diminuiu o prejuízo.
  • GP do EUA
    Pérez 240 x 201 Hamilton (39 pontos)
    Na corrida sprint, Hamilton foi segundo e Pérez foi quinto. Na corrida principal, as posições se repetiriam, mas o britânico foi desclassificado – melhor para Pérez, que foi quarto e respirou na briga.
  • GP do México
    Pérez 240 x 220 Hamilton (20 pontos)
    O sonho virou pesadelo para Pérez: correndo em casa, abandonou logo na largada após um acidente com Charles Leclerc, da Ferrari. Hamilton foi o segundo colocado, ganhou mais um ponto pela volta mais rápida, e aumentou a pressão sobre Checo.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.