Fórmula 1

FIA anuncia mudanças, e Fórmula 1 tem novos diretores na entidade

Trocas na cúpula são parte de procedimentos determinados pelo presidente da própria FIA

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Trocas na cúpula são parte de procedimentos determinados pelo presidente da própria FIA
FIA

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira (18) uma mudança organizacional, resultado de “procedimentos internos” realizados a pedido da instituição, Mohammed Ben Sulayem. As novidades dizem respeito à cúpula da Fórmula 1 na entidade e entram em vigor já para a temporada 2023, após um período de transição.

A federação indicou Nikolas Tombazis como novo diretor de monopostos. O engenheiro grego, com passagens por Benetton, McLaren, Ferrari e Manor na F1, já liderava o departamento técnico da categoria na FIA desde 2018, e chefiará um departamento que contará com quatro diretores: esportivo, técnico, financeiro e de estratégia e operações. Todos eles já foram definidos.

“Estou animado e honrado por assumir este novo cargo dentro da FIA, e muito grato ao presidente pela confiança que está demonstrando em mim”, comemorou Tombazis.

“Temos um grupo de pessoas extremamente talentosas e dedicadas que trabalham arduamente para oferecer o nível de regulamentação que a Fórmula 1 exige e merece, e acredito plenamente que esta nova estrutura levará nossos recursos para o próximo nível e nos permitirá fazer melhorias contínuas”, acrescentou.

Novo diretor esportivo da F1 na FIA

O novo diretor esportivo da Fórmula 1 na FIA será Steve Nielsen, que desde 2017 ocupava a mesma função na própria categoria. Nielsen trabalhou na Fórmula 1 desde a década de 1980, com passagens por Lotus, Tyrrell, Honda, Benetton, Arrows, Renault e Williams; agora, será responsável por questões como o desenvolvimento do controle de corrida e do centro de operações remotas, assim como atualizações de regras.

“Passei minha vida profissional trabalhando para muitas equipes e entidades na Fórmula 1 e mal posso esperar para me envolver com outro novo capítulo da FIA”, celebrou Nielsen. “Tendo trabalhado em estreita colaboração com várias pessoas na Federação ao longo dos anos, estou ansioso para enfrentar os desafios que estão por vir - a Fórmula 1 está em um ótimo lugar no momento, e é nossa responsabilidade garantir a saúde futura do esporte que está no centro de tudo o que fazemos”, completou.

Steve Nielsen assumiu diretoria esportiva da F1 na FIA (Imagem: F1/Site oficial)

O diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, agradeceu Steve Nielsen pelos anos dedicados à categoria.

“Quero agradecer a Steve Nielsen por seu trabalho árduo e dedicação nos últimos cinco anos na Fórmula 1”, disse o dirigente italiano. “Ele é um profissional altamente respeitado em nosso esporte, e apoiamos totalmente sua mudança para a FIA. Suas habilidades e experiência na Fórmula 1 ajudarão a FIA em seus esforços contínuos para melhorar suas operações durante os finais de semana de corrida.”

Demais diretores

O novo diretor técnico da Fórmula 1 na FIA será Tim Goss, que assume a posição antes ocupada pelo próprio Nikolas Tombazis. Desde 2021, Goss ocupava o posto de diretor adjunto do departamento.

Federico Lodi será o diretor financeiro da F1 na entidade, depois de chefiar a equipe de regulamentações financeiras da FIA.

Por fim, François Sicard, ex-diretor esportivo, assume a recém-criada diretoria de estratégia e de operações, responsável pelo planejamento estratégia a longo prazo, bem como por atividades extrapista e por questões logísticas.

“Dedicamos muito tempo e esforço para fazer mudanças significativas e informadas em nossa equipe de Fórmula 1 para criar a estrutura certa com as pessoas certas para supervisionar a futura regulamentação do esporte”, explicou Mohammed Ben Sulayem.

“Ao desenvolver e capacitar as pessoas dentro de nossa organização, bem como trazer conhecimento e experiência de fora, estou confiante de que estamos na melhor posição possível para avançarmos juntos com nossos parceiros da FOM (Formula One Management) e das equipes de Fórmula 1”, completou o dirigente.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.