Mudança aerodinâmica deve deixar carros da F1 mais lentos no começo de 2023

FIA determinou mudança nos assoalhos para combater o bouncing

Da redação

FIA determinou mudança nos assoalhos para combater o bouncing Emanuel Colombari/Band
FIA determinou mudança nos assoalhos para combater o bouncing
Emanuel Colombari/Band

A temporada 2023 da Fórmula 1 ainda não começou, mas as equipes já têm um problema para resolver neste começo de ano: uma mudança aerodinâmica, de acordo com o regulamento da categoria, que deve afetar o desempenho dos carros.

De acordo com o site da revista Autosport, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu intervir para tentar solucionar as oscilações verticais dos carros em altas velocidades – o chamado bouncing.

Para isso, além de estabelecer uma métrica de oscilações, a entidade ainda determinou o aumento de 15 mm nas bordas dos assoalhos. O objetivo era evitar que os carros corressem com os assoalhos tão próximos do solo, diminuindo as oscilações.

A novidade, no entanto, vai criar dificuldades para os times no começo da temporada. Segundo Nikolas Tombazis, diretor-técnico de monopostos da FIA, a novidade deve deixar os carros cerca de 0.5 s mais lentos por volta.

“Não tenho dúvidas de que fizemos a coisa certa”, disse. “Eu imaginava que eles iriam perder de 15 a 20 pontos de downforce, o que talvez corresponda a meio segundo ou algo assim”, acrescentou.

Mesmo assim, Tombazis está otimista, e acredita que o impacto na redução do bouncing compense o aumento do arrasto aerodinâmico. “O desenvolvimento provavelmente excederá isso”, completou.

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