A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nomeou nesta quinta-feira (3) uma nova cúpula para a entidade, presidida por Mohammed Ben Sulayem.
Entre as principais novidades, Felipe Massa é o novo presidente da Comissão de Pilotos da FIA. O ex-piloto de Fórmula 1 era presidente da Comissão Internacional de Kart, agora liderada pelo indiano Akbar Ebrahim.
Além disso, o Brasil ainda tem Fabiana Ecclestone na nova cúpula da FIA. Ela responde agora pela Codasur (Confederação Desportiva de Automobilismo Sul-Americano) e integra um grupo de sete vice-presidentes do WMSC (Conselho Mundial de Automobilismo). Assim, Fabiana é a principal responsável pelo automobilismo da América do Sul junto à FIA.
Os quadros da entidade ainda incluem Felipe Giaffone como integrante da Comissão de Corridas de Caminhões e da Comissão de Pilotos entre os monopostos – a segunda conta ainda com o russo Vitaly Petrov e com o indiano Karun Chandhok.
O país tem representantes também na Comissão de Automobilismo Histórico, na Comissão de Campeonatos Elétricos e de Novas Energias, na Comissão Internacional de Kart e na Comissão de Circuitos, entre outras ainda a definir.
“Uma nova era começou para a FIA, através da criação de um panorama de governança baseado abertura e na diversidade global. Isto é peça-chave de nossa estratégia, e eu dou as boas-vindas aos membros dos conselhos mundiais”, exaltou Ben Sulayem em comunicado.