FIA aprova inscrição da Andretti para 11ª vaga de equipe no grid da F1

Com aprovação da Federação Internacional de Automobilismo, falta agora o sinal verde por parte da Fórmula 1

Da redação

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta segunda-feira (2), a aprovação da inscrição da Andretti para ocupar uma vaga entre as equipes do grid da Fórmula 1. Agora, fica a critério da organização comercial da F1 decidir se a escuderia americana poderá fazer parte da categoria. 

Segundo a Federação, inúmeras equipes se inscreveram na primeira fase do processo de inscrição de novas equipes. Apenas quatro avançaram à segunda fase, na qual apenas a organização da família Andretti foi aprovada.

“A FIA foi muito clara ao estabelecer critérios rigorosos para participação de novas equipes desde o início do procedimento de Manifestação de Interesse. Nosso objetivo, após rigorosa diligência durante a fase de inscrição, era aprovar apenas inscrições que atendessem aos critérios estabelecidos e demonstrassem que agregariam valor ao esporte", afirmou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

“A FIA é obrigada a aprovar inscrições que cumpram os requisitos de inscrição de Manifestações de Interesse e seguimos esse procedimento para decidir pela aprovação da inscrição da Andretti Formula Racing LLC. Ao tomar essa decisão, a FIA age de acordo com as diretivas da União Europeia sobre a participação e desenvolvimento do esporte a motor", acrescentou.

Processo avaliou capacidades técnica e esportivas das candidaturas (Imagem: FIA)

Ao longo do processo, a entidade avaliou as capacidades esportivas e técnicas de todas as possíveis novas equipes, bem como o potencial que cada uma teria para angariar fundos para se manter na Fórmula 1. Ainda foram analisadas as gestões de sustentabilidade, em linha com os planos da F1 para zerar as emissões de carbono até 2030.

A FIA informou ainda que já comunicou cada uma das equipes candidatas a respeito dos resultados. A entidade não divulgou detalhes a respeito das candidaturas recusadas – a única que havia se manifestado a respeito foi a Rodin Cars, da Nova Zelândia, que revelou anteriormente que a Andretti havia sido aceita.

Agora, a FIA vai enviar as conclusões sobre a inscrição da Andretti Formula Racing LLC para a Fórmula 1, que organizará discussões comerciais a respeito da possível escuderia. Em caso de nova aprovação, o novo time deverá alinhar a partir de 2026, já em acordo com o novo regulamento de unidades de potência da F1.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.