Ferrari testa projeto para aumentar visibilidade em corridas com chuva na F1

Aparato cobre pneus para tentar reduzir spray no asfalto molhado

Da redação

Aparato cobre pneus para tentar reduzir spray no asfalto molhado
Pirelli Motorsport

A Ferrari realizou testes nesta quinta-feira (9) com um protótipo de equipamento para evitar o spray levantado pelos pneus em pistas molhadas.

A novidade vem sendo avaliada pelo menos desde 2023, quando a McLaren e a Mercedes testaram alternativas. A demanda vem crescendo por questões de segurança, e ganhou força a partir do acidente fatal do holandês Dilano Van’t Hoff durante uma corrida da Fórmula Regional Europeia em Spa-Francorchamps.

O projeto avaliado pela Ferrari é uma espécie de carenagem móvel presa sobre as quatro rodas. Cada uma cobre cerca de 75% da altura de cada pneu, mas com entradas de ar frontais – a parte traseira do aparato não conta com as mesma janelas, segundo o site Motorsport.com, que publicou imagens do teste.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

A programação teve Arthur Leclerc na pista com o modelo SF-75 (de 2003) para testar a peça. Atrás dele, Oliver Bearman pilotou o SF-24 (de 2024) para testar o impacto da novidade na visibilidade do piloto que vem atrás.

O teste foi organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o que não afetaria a programação de testes particulares que a Ferrari poderá fazer ao longo do ano. A escuderia italiana não divulgou detalhes a respeito da atividade.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.