A Fórmula 1 anunciou nesta quinta-feira (2) a primeira pilota confirmada para o grid da temporada 2023 da F1 Academy, uma categoria 100% feminina pensada para incluir jovens corredoras na pirâmide de acesso à F1.
A escolhida é a suíça Léna Bühler, de 25 anos, que correrá pela equipe francesa ART Grand Prix. Ao todo, o grid deverá contar com 15 pilotas, divididas em trios correndo por cinco equipes.
Bühler começou nos esportes competindo no BMX, migrando para o kart aos 17 anos. Depois de estrear no Campeonato Suíço de kart em 2017, ela estreou em monopostos em 2020, competindo na Fórmula 4 espanhola. Desde então, disputou a Fórmula Regional Europeia (2021 e 2022), a Fórmula Regional Asiática (2022). Em 2023, compete na Fórmula 4 dos Emirados Árabes, cuja temporada termina já em fevereiro.
“Será um grande desafio para e mim e para a equipe enquanto aprendemos mais sobre este monoposto”, disse Léna Bühler. “Este será apenas meu quarto ano no automobilismo e eu ainda tenho muito a aprender, mas estou pronta para dar 100% de mim mental e fisicamente para honrar a confiança que a ART Grand Prix colocou em mim, junto com meus parceiros, sem os quais esta aventura não seria possível.”
O projeto da F1 Academy é servir de ponte entre categorias iniciais de formação, como campeonatos de Fórmula 4 e de Fórmula Regional, e a Fórmula 3. A F1 afastou a possibilidade de realizar a F1 Academy como uma substituta da W Series, embora a W Series tenha cancelado as etapas finais da temporada 2022 por motivos financeiros.
Em sua primeira temporada, a F1 Academy terá sete rodadas triplas, totalizando 21 corridas, além de 15 dias de testes oficiais. Todas as cinco equipes serão oriundas da Fórmula 2 e da Fórmula 3.