'Estamos extremamente entusiasmados', diz Andretti após OK da FIA por vaga na F1

Organização norte-americana foi aprovada em seleção, mas depende de aval da própria categoria

Por Emanuel Colombari

Organização norte-americana foi aprovada em seleção, mas depende de aval da própria F1
Andretti Autosport

A Andretti se disse “honrada” e “entusiasmada” após ter recebido o OK da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para inscrever uma equipe no grid da Fórmula 1 a partir de 2026. A aprovação da entidade foi divulgada nesta segunda-feira (2), após processo seletivo aberto a diversas equipes interessadas.

No entanto, a presença da Andretti na F1 ainda depende do sinal verde por parte da Liberty Media (proprietária da categoria) e das dez equipes que atualmente compõem o grid. No caso de novo aval, o time de Michael Andretti deve contar com o apoio da Cadillac, marca que pertence à General Motors.

“A Andretti Cadillac está honrada com o fato de a FIA ter aprovado a Manifestação de Interesse da Andretti Formula Racing para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Agradecemos o processo de avaliação rigoroso, transparente e completo da FIA, e estamos extremamente entusiasmados por ter a oportunidade de competir em um campeonato tão histórico e prestigiado”, informou a organização em comunicado.

“A formação desta equipe distintamente norte-americana é um importante momento de orgulho para todos os nossos colaboradores e torcedores. Acreditamos fortemente que as profundas competências de corrida da Andretti Cadillac e os avanços tecnológicos que advêm das corridas beneficiarão nossos clientes, ao mesmo tempo que aumentarão o entusiasmo pela F1 em todo o mundo”, completa a nota.

Segundo o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a Andretti foi a única candidatura “que atendeu aos critérios de seleção estabelecidos em todos os aspectos materiais”. A entidade não divulgou quais propostas foram recusadas – a única que se manifestou até aqui foi a neozelandesa Rodin Cars, parceira da Carlin em diversas categorias de formação de pilotos.

Agora, a Andretti segue com a programação para chegar à F1. “Estamos ansiosos para nos envolvermos com todas as partes interessadas na Fórmula 1 enquanto continuamos nosso planejamento para ingressar no grid o mais rápido possível”, concluiu o texto.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.