Sons e informações: o cenário de uma transmissão de rádio da F1 em Interlagos

Odinei Edson, a voz da BandNews, conta como é levar para o ouvinte as emoções de uma corrida

Emanuel Colombari, de Interlagos

Odinei Edson, da BandNews FM, em Interlagos
Emanuel Colombari

Acompanhar a Grande Prêmio de São Paulo de dentro de um estúdio de rádio em Interlagos pode ser uma experiência surpreendente até mesmo para o fã mais habituado da Fórmula 1.

Enquanto os carros passam em alta velocidade pela pista, os narradores retratam o que está acontecendo em tempo real. Os sons se misturam à troca de informações da parte técnica e à vibração do público a casa piloto que passa diante das arquibancadas. Como manter o foco?

“É treino”, conta Odinei Edson, a voz da BandNews FM em Interlagos. “Faz mais de 25 anos que eu venho a Interlagos, desde 1995 pelo Grupo Bandeirantes. É como dirigir”, compara.

Na cabine, o locutor tem uma visão privilegiada da pista. Além disso, conta com imagens da transmissão oficial e com informações (em tela e em papel) do evento, desde a programação até os tempos dos pilotos.

“A gente tenta fazer as pessoas imaginarem”, explica. “Esse é o grande segredo do rádio. Mais ou menos como um livro.”

Também direto de Interlagos, Ivan Brandão apresenta o noticiário da BandNews FM neste final de semana. E comemora a experiência.

Ivan Brandão, da BandNews FM: o ‘tradutor’

“É minha primeira vez aqui, estou bem emocionado”, diz o apresentador, um fã da categoria. “A Fórmula 1 nunca teve um quadro de pilotos tão bom, do primeiro ao último lugar do grid.”

Assim como Odinei, Ivan vê o trabalho do rádio na cobertura da Fórmula 1 de forma peculiar. Para ele, é como a função de um tradutor.

“Minha função é traduzir um esporte para quem não faz ideia de como funciona”, descreveu.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.