A Ferrari confirmou que será a fornecedora oficial de motores e da caixa de câmbio para a equipe General Motors/Cadillac em sua entrada na Fórmula 1, a partir da temporada de 2026. O acordo deve vigorar até 2027, já que no ano seguinte a equipe americana planeja usar os próprios motores.
Atualmente a companhia de Maranello fornece motores para a Haas e Sauber, mas a equipe de Bortoleto passará a usar motores Audi a partir de 2026.
“A Ferrari anuncia hoje que chegou a um acordo plurianual a partir de 2026 com a Andretti Formula Racing LLC, relativo ao fornecimento de unidades de potência e caixas de câmbio para a equipe de corrida liderada pela TWG Global e General Motors, sujeito à confirmação por escrito da Andretti Formula Racing LLC da FIA – F1 que sua entrada no Campeonato de Fórmula 1 da FIA de 2026 foi aceita e aprovada”, afirmou Ferrari em comunicado.
Andretti não, mas Cadillac e General Motors, sim
No fim de 2021, rumores nos bastidores da F1 indicavam que a Andretti poderia entrar no grid ao adquirir uma equipe – a Sauber era a principal candidatas, mas Haas e AlphaTauri também eram cotadas. No fim, o boato não se concretizou, mas a Andretti anunciou em 2022 que pretendia entrar na F1 iniciando a própria operação. Havia até um acordo com a Renault de fornecimento de motores.
Nos bastidores, a organização de Michael Andretti fez o que pode. Em janeiro de 2023, anunciou uma parceria com a Cadillac, marca que pertence à General Motors. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) até aceitou a candidatura, mas a F1 anunciou no começo de 2024 que o projeto havia sido recusado.
Ainda assim, algumas portas ficaram abertas. A principal: a F1 poderia reavaliar a candidatura se a GM se prontificasse a fabricar motores na categoria. O novo prazo para isso seria 2028.
Mas os planos ganharam sobrevida a partir de outubro, quando Michael Andretti deixou o cargo de CEO da Andretti. Em pouco tempo, a General Motors passou a encabeçar o projeto, até que veio o anúncio da entrada da Cadillac F1 Team, que deve estrear no grid em 2026. A entrada da GM como fornecedora de motores deve ficar para 2028.