Trinta anos após acidente fatal, Senna segue protagonista em livros e filmes

Tricampeão segue acelerando como fonte inesgotável de conteúdo biográfico; confira lista

Por Emanuel Colombari

Senna, documentário de Asif Kapadia
Divulgação

Ao longo de décadas, a vida e a carreira de Ayrton Senna foram descritas em detalhes por livros, filmes, jornais, revistas e matérias de TV. Não só: até peças de teatro e games também se dedicaram a contar a história do tricampeão de Fórmula 1.

O processo se intensificou a partir da morte de Senna em 1º de maio de 1994, sem indícios de que irá perder velocidade. Assim como fazia nas pistas, o brasileiro segue acelerando como fonte inesgotável de conteúdo biográfico.

“Sem dúvida, sempre que você vai começar um novo projeto sobre Senna, a primeira coisa que vem à cabeça é: ‘Poxa, será que já não escreveram algo a respeito?’”, reconhece o jornalista Rodrigo França, autor de Ayrton Senna e a mídia esportiva (AutoMotor Esportes, 2010).

O livro nasceu da pesquisa de França para o mestrado em Comunicação na USP (Universidade de São Paulo), e esmiúça a relação da imprensa com Senna antes, durante e depois da passagem do tricampeão pela categoria, com especial atenção para a repercussão após a morte dele em 1994. A ideia, segundo França, era justamente buscar um olhar inédito.

“Foi uma ideia para unir duas paixões, o automobilismo e o jornalismo. Foi por isso que eu fiz esse projeto do mestrado e depois resolvi adaptar para uma linguagem jornalística e publicar um livro sobre Senna”, explica o autor, que doou seu lucro das vendas para o Instituto Ayrton Senna. Anos mais tarde, França passaria a trabalhar na comunicação do próprio Instituto e da empresa Senna Brands.

“Esse desafio de encontrar alguma coisa nova para falar de Ayrton Senna foi muito legal. Ao mesmo tempo, por ser um mestrado na USP, eu tive que explicar no trabalho acadêmico por que o Senna era tão importante na mídia, como foi a construção da relação dele com a imprensa brasileira e mundial. Então a primeira metade do livro acaba sendo um momento para o leito relembrar as principais conquista de Senna”, disse ainda.

Frente a um material biográfico tão amplo, quem pesquisa sobre Ayrton Senna encontra vários recortes para possíveis livros ou filmes. Foi o desafio que motivou Diego Salgado e Ricardo Taves, autores do livro Senna: a história do tetra tricampeonato, de Diego Salgado e Ricardo Taves (BB Editora, 2014).

“Pensamos num recorte da carreira do Senna, justamente seu auge como piloto. São eles: os quatro anos em que ele disputou de forma intensa os títulos na Fórmula 1, sempre com a McLaren, de 1988 a 1991. Foram três títulos e um vice-campeonato extremamente polêmico, numa disputa histórica com Alain Prost", lembra Salgado.

"Levamos isso, inclusive, para o título do livro, ao mencionar o tetra tricampeonato. Foi uma maneira de se aprofundar na carreira do Ayrton. Acho que tantos detalhes desse período foram o maior estímulo para escrever o livro e levá-lo a tantas pessoas”, completa o jornalista.

Senna nas telas

Se Senna era perfilado em revistas, jornais e programas de TV durante a década de 1980, passou a ganhar força nas páginas de livros e nas telas de cinemas na década de 1990. Na mesma época, passou a emprestar o nome para games e virou o próprio gibi. Logo vieram os documentários, que se tornariam sucessos de público na era do streaming.

Segundo a plataforma IMDB (Internet Movies Database), as imagens de Senna aparecem em pelo menos 155 produções audiovisuais a partir de 1985, fora as transmissões de corridas de Fórmula 1. São entrevistas, programas de entretenimento, telejornais, telefilmes... E muitos, muitos documentários.

Entre as referências do site, uma é bastante incomum: o game Ayrton Senna Personal Talk: Message for the future, lançado em 1995 para o Sega Saturn. O jogo concentra apenas entrevistas em áudio de Ayrton Senna, e se divide em vários capítulos de navegação livre, como um site. Não há fase ou um objetivo, apenas gravações do brasileiro em inglês.

Além das dezenas de filmes e de uma quantidade incontável de livros, Ayrton Senna ainda é personagem de destaque em diversos video-games. Desde o clássico Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, desenvolvido pela Sega e lançado em 1992, até a extensão Senna Sempre do jogo brasileiro Horizon Chase lançada em 2021 para celebrar os 30 anos do último título do Brasil na F1.

Para lembrar os 30 anos sem Ayrton Senna, o Band.com.br listou aqui quase 60 produções – filmes, livros e games – que relembram a trajetória do tricampeão. Confira:

Filmes

  • Acelere, Ayrton (1986) 
    A obra, dirigida por Roberto Farias e produzida pela Ipanema Filmes em parceria com a Spectrus Produções Cinematográficas, descreve a “meteórica carreira no automobilismo” do ainda piloto da Lotus. Tem 58 minutos.
  • Ayrton Senna Especial (1991)
    Lançado no Brasil pela Manchete Vídeo em dezembro de 1991, logo após o tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1.
  • The Inside Track: Senna and McLaren (1991)
    Documentário de 1 hora do diretor britânico Francis Megahy lançado pela Bedford Productions, conta a parceria de sucesso entre Ayrton Senna e a McLaren na temporada de 1991 da F1.
  • Ayrton Senna: Racing is in my blood (1992)
    Lançada pela G2 Films no Reino Unido. Apresenta-se como a primeira videobiografia oficial e foi relançada em 1997. Curiosamente, o diretor tem apenas três documentários no currículo, sendo dois de Senna.
  • Ayrton Senna (1995)
    Documentário premiado lançado pela BBC, dirigido por. Stuart Cabb.
  • A Star named Ayrton Senna (1998)
    O segundo filme oficial sobre Ayrton Senna dirigido por Jean-Claude Guiter. Foi lançado no Brasil com o nome de Uma Estrela chamada Ayrton Senna.
  • O Direito de Vencer (2004)
    Um documentário que se propõe a oferecer uma visão diferente sobre a vida de Ayrton Senna. Dirigido por Hans Pool, tem depoimentos de diversos ex-pilotos de F1.
  • Ayrton Senna: L’Imortale (2004)
    Lançado na esteira dos dez anos da morte do tricampeão. O documentário tem 45 minutos, foi dirigido por Oscar Orefici e apresentado pela Sky Sports na Itália.
  • Ayrton Senna: Il Mio Nome è Leggenda (2004)
    Produzido pela empresa italiana Bibax e distribuído pelo jornal La Gazzetta delo Sport, o documentário tem 42 minutos e reconta a história do tricampeão.
  • Os anos do tri (2004)
    A produção britânica reúne nomes como Nigel Mansell e Alain Prost para relembrar, em duas horas, os três títulos de Ayrton Senna na F1.
  • Ayrton Senna: The Will to Win (2009)
    Uma biografia não autorizada lançada no Reino Unido pelo grupo 4Digital Media, tem 1h12min e é descrita pelo serviço IMDB como “completa”
  • Ayrton Senna: Un Talent Immortel (2009)
    Dirigido por Christopher Hilton, o documentário francês tem 1h15min de duração e foi lançado pela produtora Rh Prod em novembro de 2009.
  • Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010)
    O documentário de Asif Kapadia é provavelmente a mais importante obra audiovisual lançada sobre o tricampeão de Fórmula 1. Venceu dois prêmios Bafta como melhor documentário e melhor edição.
  • Ayrton Senna: Unauthorized & Complete (2012)
    Curta-metragem australiano, lançado em fevereiro de 2012. Foi escrito e dirigido por Peter Warren e produzido pela Inception Media Group.
  • Ayrton Indimenticabile (2014)
    Para colecionadores, é um produto imperdível. Em 2014, vinte anos após a morte de Ayrton Senna, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport lançou um box com 12 DVDs contando em detalhes a vida e a obra do tricampeão.
  • Ayrton Senna: Chequered Flag to Green Light (2014)
    Para o público dos EUA, ainda antes da explosão de popularidade de Drive to Survive, o filme de 52 minutos era uma opção. Dirigido por Francis Megahy e produzido em parceria por David Lautrec e SRPR Motorsports.
  • Ayrton: Retratos e Memória (2015)
    O projeto liderado pelo biógrafo Ernesto Rodrigues foi inicialmente lançado pelo Canal Brasil como uma série dividida em dez episódios. Mais tarde, o conteúdo foi reunido em filme.
  • Senna vs Brundle (2017)
    Dirigido por Mario Muth, o documentário relembra a rivalidade entre Ayrton Senna e Martin Brundle ainda nos tempos de Fórmula 3 britânica, em 1983.
  • Senna: The test (2017)
    Em dezembro de 1992, Ayrton Senna participou de um teste histórico nos EUA com um carro de Fórmula Indy da Penske. A história é recontada em um curta-metragem de 26 minutos, dirigido por Marshall Pruett e Travis Long.
  • The real Ayrton Senna: a personal memoir (2018)
    Mais uma obra do diretor britânico Francis Megahy para o público norte-americano. Lançado pela FilmHub, tem 55 minutos e se dedica a mostrar Ayrton dentro e fora das pistas.
  • Senna (2024)
    A aguardada série produzida pela Netflix seria lançada em 2023, mas foi adiada para 2024 após divergências. Terá seis episódios, em inglês e português, e trará Gabriel Leone com o protagonista.

Livros

  • Ayrton, o herói revelado, de Ernesto Rodrigues (2004)
  • Ayrton Senna, de Alan Henry e John Townsend (1994)
  • Ayrton Senna, de Francisco Santos (1998)
  • Ayrton Senna, de Pierre Ménard e Jacques Vassal (2004)
  • Ayrton Senna, de Paolo d’Alessio (2008)
  • Ayrton Senna, de Harry Lime (2019)
  • Ayrton Senna, de Maria Isabel Sanchez Vegara (2020)
  • Ayrton Senna, de Edvaldo Pereira Lima (2022)
  • Ayrton Senna, de Lionel Froissart e Philippe Graton (2022)
  • Ayrton Senna: a imolação de um deus vivo, de Daniel Soares Lins (1995)
  • Ayrton Senna: a tribute, de Ivan Rendall (1994)
  • Ayrton Senna: all his races, de Tony Dodgins (2014)
  • Ayrton Senna do Brasil, de Christopher Hilton (1994)
  • Ayrton Senna e a mídia esportiva, de Rodrigo França (2010)
  • Ayrton Senna: goodbye champion, farewell friend, de Karin Sturm (1994)
  • Ayrton Senna: herói da mídia, de Paulo Scarduelli (1995)
  • Ayrton Senna: immagini di uma vita, de Mario Donnini (2014)
  • Ayrton Senna: portrait of a racing legend, de Bruce Jones (2019)
  • Ayrton Senna, o eleito, de Daniel Piza (2003)
  • Ayrton Senna: the hard edge of genius, de Christopher Hilton (1991)
  • Ayrton Senna: the legend grows, de Christopher Hilton (1995)
  • Ayrton Senna: the Team Lotus years, de Johnny Tipler (2006)
  • Ayrton Senna: the second coming, de Christopher Hilton (1994)
  • Como seria se... Senna tivesse sobrevivido, de Roberto Reis (2014)
  • Da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1, de Américo Teixeira Jr. (2023)
  • Remembering Ayrton Senna, de Alan Henry (1994)
  • Senna: a história do tetra tricampeonato, de Diego Salgado e Ricardo Taves (2014)
  • Senna vs Prost, de Malcom Folley (2009)
  • Senna vs Schumacher and other Formula One Rivalries that never happened, de Christiaan Lustig, Mattijs Diepraam e Richard Armstrong (2015)
  • The Death of Ayrton Senna, de Richard Williams (2010)
  • The Life of Senna, de Tom Rubython (2020)
  • The power and the glory, de David Sedgwick (2018)
  • Uma estrela chamada Senna, de Lemyr Martin (2001)

Games

  • Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, para Mega Drive, Master System e Game Gear (1992)
  • Ayrton Senna Personal Talk: Message for the future, para Sega Saturn (1995)
  • Ayrton Senna Kart Duel, para PlayStation (1996)
  • Ayrton Senna Kart Duel 2, para PlayStation (1997)
  • Ayrton Senna Kart Duel Special, para PlayStation (1999)
  • Horizon Chase Turbo, para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S (2021)

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.