A Audi anunciou no final de semana que assumirá 100% do controle da Sauber, estreando na Fórmula 1 em 2026 como equipe própria. Até então, a marca alemã do Grupo Volkswagen seria apenas parceira técnica e acionista do time suíço.
No organograma da equipe, Oliver Hoffmann deixará de chefiar o departamento técnico da Audi para assumir o cargo de representante geral. Andreas Seidl, CEO da Sauber, ocupará a mesma função no novo time.
“Estou convencido de que, ao agrupar responsabilidades e assumir 100% do Grupo Sauber, vamos acelerar nossa preparação para o lançamento em 2026”, afirmou Oliver Hoffmann à imprensa na última sexta-feira (7), elogiando a permanência de Seidl.
“Ele é o homem certo para nosso ambicioso plano. Graças à sua larga experiência em papéis de liderança como fabricante e como equipe de Fórmula 1, ele dará uma contribuição significativa ao projeto da Audi na Fórmula 1.”
O próprio Seidl se disse “ansioso para liderar a Audi para a Fórmula 1”, destacando o principal objetivo da equipe: buscar resultados competitivos a curto prazo.
“Temos metas ambiciosas. A realização delas está em progresso, e irá se acelerar através da tomada da Sauber por parte da Audi AG”, completou.
A Audi ainda não tem pilotos definidos para a temporada 2026. Na Sauber, Guanyu Zhou tem compromisso até o final de 2024, enquanto o contrato de Valtteri Bottas vai até o final de 2025. Carlos Sainz é cotado para uma vaga no time.