A Aston Martin foi a primeira equipe da Fórmula 1 a anunciar a data de apresentação do carro para temporada 2023, marcada para 13 de fevereiro. E o que o público verá será um carro bastante renovado, pronto para ir para as pistas.
De acordo com o diretor técnico Eric Blandin, o modelo AMR23 a ser exibido será 90% em relação ao antecessor, o AMR22, que deu ao time de Lawrence Stroll o sétimo lugar no Mundial de construtores de 2022.
“Pegamos todos os aprendizados do carro do ano passado e levamos eles para o carro deste ano. Então, muito do AMR23 é novo, é completamente diferente do AMR22. Mudamos mais de 90% das peças, e mais de 95% das superfícies aerodinâmicas são diferentes”, afirmou Blandin, em entrevista divulgada na quinta-feira (19) pela Aston Martin.
Para a equipe britânica, um dos principais desafios dos carros para 2023 será combater os impactos aerodinâmicos do regulamento adotado em 2022 – no caso, o porpoising e o bouncing. Mas Eric Blandin se mostra conformado com os problemas, e acha que a solução não está próxima para as equipes.
“(O porpoising) não vai desaparecer completamente. É algo inerente a este conjunto de regras. Você tem grandes túneis que canalizam o ar por baixo de um carro que está rodando muito próximo ao solo e efetivamente tem uma saia criada pela borda do assoalho que veda o ar - essa combinação é o que torna o carro suscetível ao porpoising”, explicou.
“Todo carro de F1 experimenta algum grau de oscilação, mas com os regulamentos atuais, devido à carga aerodinâmica e à variação dessa carga aerodinâmica, essa oscilação é mais destacada”, acrescentou.
Segundo o dirigente, o que o público verá na apresentação já é o carro que irá para as pistas a partir da pré-temporada. Em 2022, equipes como Red Bull e Haas exibiram modelos de exibição nas respectivas apresentações, levando modelos diferentes para testes e corridas.
“Vamos apresentar o carro de verdade, assim como fizemos no ano passado. O carro que revelaremos em nossa nova fábrica em Silverstone em 13 de fevereiro será o verdadeiro AMR23. Não vamos decepcionar os fãs”, disse Blandin, que assegura ter passado bastante tempo acompanhando o projeto.
“Oitenta por cento do meu tempo é atualmente concentrado no departamento aerodinâmico, em entregar um ambicioso programa de atualizações para a temporada. O lançamento é importante, mas é apenas a pedra fundamental; precisamos desenvolver o carro ao longo da temporada. O resto do meu tempo, eu passo assegurando que tudo está evoluindo bem no departamento de desenho e que eles tem tudo que precisam.”