A Alpine anunciou nesta terça-feira (17) a entrada de novos investidores nas operações da equipe na Fórmula 1. A lista conta com sete nomes, incluindo astros do futebol e do futebol americano.
Por parte do futebol, estão o meia-atacante espanhol Juan Mata (ex-Chelsea e Manchester United, atualmente no Vissel Kobe) e o lateral direito inglês Trent Alexander-Arnold (do Liverpool). O empresário Roger Ehrenberg, investidor do Real Salt Lake (que disputa a MLS) e do Miami Marlins (da MLB), também está na lista.
Do contingente do futebol americano, destaque para Travis Kelce, tight-end do Kansas City Chiefs e duas vezes vencedor do Super Bowl, mas que ganhou holofotes recentemente ao ser apontado como namorado da cantora Taylot Swift – nenhum deles se posicionou oficialmente a respeito do assunto. Patrick Mahomes, quarterback dos Chiefs, também está entre os investidores da Alpine.
Por fim, a relação conta com o golfista Rory McIlroy e com o pugilista Anthony Joshua. Ao todo, o grupo investirá 200 milhões de euros (pouco mais de R$ 1 bilhão em valores atuais) na Alpine por intermédio do Otro Capital, fundo de investimentos parceiro da escuderia, em parceria com as empresas RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments.
“Estou animado por integrar um grupo investidor e somar forças com Patrick e ao time na Otro Capital nesta empolgante iniciativa com a Alpine”, celebrou Kelce. “Nossa paixão compartilhada por excelência e inovação formam a base desta parceria. Trata-se de poder contribuir com um esporte que exige precisão, trabalho em equipe e busca incessante pelo sucesso”, completou.
Sexta colocada do Mundial de construtores da Fórmula 1 em 2023 com 90 pontos, a Alpine vem passando por um processo de reformulação nos bastidores. Em junho, ações da escuderia da Renault já haviam sido vendidas para um grupo que contava, entre outros, com os atores Ryan Reynolds, Rob McElhenney e Michael B. Jordan – novamente por intermédio das empresas Otro Capital, RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments.
“Na Otro Capital, temos a honra de receber este grupo particular de investidores em nossos investimentos na Alpine F1, em parceria com a RedBird Capital Partners e a Maximum Effort Investments. Estes são investidores da melhor espécie: atletas, artistas e empreendedores, e todos eles estão comprometidos em elevar a Alpine F1 Team”, afirmou Alec Scheiner, uma das lideranças da Otro Capital.