O nome de Mattia Binotto ganhou força como candidato ao posto de chefe de equipe da Alpine na Fórmula 1. O engenheiro chegaria para substituir Otmar Szafnauer, que deixou o cargo no fim de julho, após o Grande Prêmio da Bélgica.
Segundo a revista francesa Auto Journal, Binotto “assumirá as responsabilidades à frente da Alpine” depois de ter sido escolhido pelo CEO da Renault, Luca de Meo. A publicação diz que não há prazos para a definição da situação.
A tendência é que, em caso de confirmação, o anúncio seja feito no começo de setembro. Até lá, o posto de chefe de equipe será ocupado interinamente por Bruno Famin, vice-presidente de atividade de competição da marca francesa.
Chefe da equipe da Ferrari entre o começo de 2019 e o fim de 2022, Mattia Binotto deixou a escuderia italiana para dar lugar a Frederic Vasseur. Segundo o site Planet F1, o dirigente precisaria cumprir um prazo sabático pré-determinado com o time de Maranello antes de um acerto com qualquer outra equipe.
Binotto esteve em Spa-Francorchamps no começo de agosto, após o GP da Bélgica, para acompanhar os testes de pneus conduzidos pela Pirelli. Antes, ele já havia sido visto no paddock de Silverstone durante o fim de semana do GP da Inglaterra, no começo de julho.