Quem é Manu Gavassi e o que é o "Programa de Proteção à Carreira Artística"?

A produção cita temas como misoginia, nepotismo, cancelamento e até sensacionalismo; entenda

Da Redação

Manu Gavassi
Reprodução

Mais uma vez, Manu Gavassi abalou as redes sociais, e dessa vez, ela nem precisou entrar no BBB. Isso porque, a artista lançou um vídeo com pouco mais de 6 minutos nas redes sociais, chamado "Programa de proteção à carreira artística", onde ela faz críticas a indústria e ganhou apoio de vários artistas, incluindo a Anitta

Como de praxe para a artista, a divulgação do vídeo antecedeu o lançamento de um projeto musical, que conta com três faixas. A produção chocou as redes sociais, porque, sem papas na língua, a jovem falou da importância de existir uma polêmica acima de uma boa música na carreira musical, além de citar temas como misoginia, nepotismo, cancelamento e até sensacionalismo.

No vídeo, Manu Gavassi interpreta as duas personagens, a artista e a atendente da sala de reabilitação para artista desesperados, onde eles basicamente se unem, choram e depois traçam uma linda carreira na publicidade", conforme descrito por Manu no vídeo. Durante a gravação, Catarina Gavassi, irmã de Manu, foi a responsável por contracenar com a cantora.

De Anitta a Marquezine: artistas protestaram com Manu 

Não demorou para que outros famosos se manifestassem a favor das opiniões de Manu. Anitta, comentou na publicação que a jovem fez nas redes sociais e disse: “Sensacional. Rindo e chorando”. A poderosa ainda compartilhou o vídeo em sua página e acrescentou: "Levanta a mão quem também foi pra essa salinha 10 vezes esse ano". 

Priscilla, que acaba de fazer uma transição musical, deixando o gospel e apostando no pop (além de abandonar o sobrenome Alcântara), conta que se emocionou ao assistir o vídeo. "Chorrindo. Incrível", escreveu a cantora.  Duda Beat concordou: "Eu choro e dou risada. Manu Gavassi sempre perfeita”. 

Giulia, Vitão, Ludmilla, Gabi Luthai, Liniker, Debora Secco, Bruna Marquezine, Sabrina Sato, Rebecca, Thelminha, Marina Ruy Barbosa, Gil do Vigor, Selton Mello, Claudia Leitte e Preta Gil, foram alguns dos outros famosos que aprovaram a publicação. Contudo, os internautas também criticaram a postura de alguns desses artistas por comentarem na publicação, mesmo “fazendo coisas das quais Manu citou no vídeo”. 

Contudo, uma internauta rebateu os comentários: “O vídeo é praticamente autoexplicativo. Ela faz uma crítica/exposed da INDÚSTRIA. Não é indireta para nenhum artista, mas direta para a INDÚSTRIA que coloca rótulos e não permite que eles sejam eles mesmos. Os artistas são colocados em aquários para simples contemplação (por isso, a referência do peixinho)

Quem é Manu Gavassi?

Nascida e criada em São Paulo, é filha do radialista e apresentador Zé Luiz e da psicóloga e artista plástica, Daniela Gavassi, tendo uma irmã, a designer de moda Catarina Gavassi. Manu, aos 30 anos, é cantora, mas já atuou, dublou, apresentou, dirigiu campanhas publicitárias e é influenciadora digital e ex-participante do BBB. 

Ainda no vídeo que critica a indústria da música, a artista falou sobre a procura por identidade na música de forma inusitada, como por meio da apropriação de discursos e do nepotismo. Manu ainda brincou com o fato de ser filha de Zé Luiz: "Seu pai é radialista, não é? Não se enquadra. Mas se ele comprar a rádio, consigo te colocar no pacote de nepotismo", disse ela.

Acusações de plágio 

Em abril de 2017, após lançar o videoclipe da sua canção "Hipnose", Gavassi foi acusada de plágio pelo diretor de clipes Titanic Sinclair. O homem acusou a cantora em uma publicação nas redes sociais, de ter plagiado o videoclipe da canção "Hypnotic", da cantora norte-americana Zella Day, dirigido por seu amigo, Gianennio Salucci.

No entanto, Manu negou o plágio e disse ter se inspirado em "Hypnotic", da mesma forma como diversos outros artistas também fazem e colocou na descrição do seu videoclipe: "Inspirado em "Hypnotic", da Zella Day, por Gianennio Salucci".

No entanto, neste ano, foi Manu a “vítima” de plágio. Quando Juliette lançou a música "Quase Não Namoro", parceria com Marina Sena, internautas apontaram semelhanças com o clipe da música "Gracinha", de Manu Gavassi.

Na época, Manu chegou a falar sobre o assunto e afirmou que Juliette pediu desculpas pelo ocorrido. Nas redes sociais, a ex-BBB opinou: “A pessoa com quem poderia falar sobre, eu falei com ela. Falei o que eu penso e ela falou o que ela pensa. A gente se respeita muito, respeita o trabalho uma da outra. Assistam o clipe e tirem suas conclusões, porque eu acho que tem nada a ver. São dois roteiros totalmente diferentes”. 

Plagiar é a ação de apresentar como de sua autoria, uma obra ou parte de uma obra, que originalmente foi criada por outro. Ou seja, uma música plagiada não deve ser idêntica à original em cada batida, já é ilegal usar qualquer parte de uma música existente em um trabalho e passá-la como sua própria.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.