Secretário municipal diz que antecipação de feriados funcionou no ano passado

Da Redação, com Melhor da Tarde

O Melhor da Tarde entrevistou nesta sexta-feira, 19, o secretário de saúde municipal Edson Aparecido dos Santos. Ele avisou que, para tomar uma atitude “mais drástica” como lockdown na capital de São Paulo, seria preciso um articulação entre todas as cidades da região metropolitana. Por isso, a saída foi a antecipação dos feriados.

“Em São Paulo, nos temos 500 mil profissionais de saúde que precisam transitar. Essa paralização de 11 dias precisa dar certo e já deu certo. Quando nós antecipamos no ano passado, nós derrubamos a curva de transmissão. Ela pode dar certo de novo. Não temos mais mecanismos e nossos profissionais de saúde estão esgotados”, disse.

“Estamos no momento mais dramático da pandemia no país e, obviamente, no estado de São Paulo e na capital. Hoje, nós estamos com 88% dos leitos de UTI ocupados, a pressão é continua. Estamos fazendo a transferência de todos os pacientes que não são Covid para outros hospitais, para termos dois hospitais para tratar somente de Covid”, completou.

Ainda sobre os 11 dias de feriado, Edson Aparecido afirmou que o feriado estadual de 9 de julho pode ser adiantado para dar mais um dia de folga à cidade e insistiu que as pessoas não devem ficar viajando. “Em todos locais do mundo, a única maneira que você tem para conter a transmissão é essa”, disse.

“Ou a gente corta a transmissão da doença na velocidade que ela está ou o que a gente vê no Brasil não vai ser diferente do que vemos aqui no estado de São Paulo. O Rio de Janeiro também acabou de anunciar que vai antecipar feriados. Nós tomamos a medida e cada município tem que cumprir um pouco essa restrição”, finalizou.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.