UOL - O melhor conteúdo

Como torrar café em casa? O melhor é comprar torrado, diz barista

Brasileiros estão mais interessados em cafés diferentes do tradicional

Por Luccas Balacci

Será que é possível torrar café em casa? A pergunta foi abordada nesta segunda-feira (14) no Melhor da Tarde, com Catia Fonseca, que recebeu o técnico em cafeicultura e barista Kazé Rodrigues. O assunto veio a tona pela Sala Digital, parceria da Band com o Google.

A pergunta “como torrar café?" está entre as principais feitas no buscador sobre a bebida no último ano no Brasil. O questionamento deixou Catia curiosa. “Não é melhor já comprar ele torrado? Normalmente a gente compra torrado e aí vai moê-lo, até porque a torra não é uma coisa simples de se fazer em casa.”

Rodrigues exaltou que o processo exige cuidado e não é o mais recomendado. “Normalmente, quando compramos o café em grãos, ele já vem torrado. A torra é uma ciência e a gente estuda muito para poder aplicar essa torra. Cada café, cada espécie e subespécie tem um processo diferente."

De acordo com o especialista e consultor, com mais de 25 anos de experiência, é um processo que exige conhecimento técnico e maquinário apropriado. “Você precisa conhecer bem o tipo do café e ter um bom torrador também, que é uma estrutura um pouco maior. Já existem torradores menores, mas se passar do ponto, ele fica mais escuro e amargo. O melhor é comprar torrado e moer, ou já apostar no moído.”

Brasil é referência quando o assunto é café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por 38% da produção global, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. E é também um grande consumidor: a Associação Brasileira da Indústria de Café coloca o país como o segundo que mais consome a bebida, atrás apenas dos americanos.

Dados da Sala Digital apontam o café como um companheiro do brasileiro para acordar e se manter acordado durante o dia! Considerando o interesse médio por hora pela bebida no país, duas faixas de horário se destacam: a primeira, entre 6h e 9h, o começo do dia; a segunda, das 15h às 17h – aquele café após o almoço que ajuda na energia para acabar o dia.

Como grande consumidor de café, o brasileiro também tem pesquisado mais sobre diversificar os tipos e sabores da bebida. Na última década, o interesse por café especial, gourmet e superior disparou, em um aumento médio de 40% ao ano entre 2022 e 2023 e entre 2024 e 2025. O tipo “gourmet”, porém, é o mais buscado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais
Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar