A primeira prova em equipe da 10ª temporada do MasterChef Brasil, que foi ao ar no último episódio, levou os participantes a cozinharem para 100 pessoas envolvidas na organização de eventos tradicionais italianos que acontecem em São Paulo: a festa da Achiropita, a festa de San Gennaro e a festa de São Vito.
No MasterChef, o time azul, liderado por Endrik, falhou na hora de se organizar e não conseguiu entregar todos os pratos. Nas tradicionais festas italianas, a organização é imprescindível, uma vez que atrai multidões de visitantes apreciadores da gastronomia e da cultura regional.
Em ambas as festas, as barracas ficam espalhadas pelas ruas e a diversão é garantida, além da possibilidade de contato com outras culturas. Saiba mais sobre as festas que inspiraram a prova do MasterChef!
Festa da Achiropita
É realizada tradicionalmente de entre agosto e setembro no bairro italiano do Bixiga, em São Paulo. A entrada é gratuita e a festa é famosa pela gastronomia italiana, com pratos como massas, pizza, fogazza, polenta, doces típicos e vinhos.
Barraquinhas são montadas na rua e atraem visitantes de todas as regiões da cidade. A festa tem esse nome porque presta homenagem à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita. Neste ano, será realizada a 97ª edição.
Festa de San Gennaro
A festa é celebrada desde 1973 no bairro da Mooca, em São Paulo. Neste ano, ela ocorrerá de 9 de setembro a 8 de outubro. As principais atividades da celebração são as missas solenes, a procissão de San Gennaro e as festas externas realizadas nas ruas Lins e San Gennaro.
Na festa, são servidos pratos típicos italianos como mammas, fogazza, pizza, lanche de linguiça calabresa e bebidas. A renda obtida com o evento é destinado para as obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.
Festa de São Vito
A Festa de São Vito é uma das mais tradicionais festas italianas de São Paulo e a segunda mais antiga. Ela acontece todos os anos, nos finais de semana do mês de junho/julho, no bairro do Brás. Há 104 anos a festa conta com a ajuda de mais de 150 voluntários que se dividem entre as mais variadas funções.
Neste ano, a festa será entre os dias 3 de junho e 9 de julho, sempre aos finais de semana, a partir das 19h. A gastronomia conta com pratos tradicionais, como massas, sanduíche de pernil, churrasco de carne e linguiça, doces diversos e bebidas.