As mulheres estão vindo com força total na 10ª temporada do MasterChef. No segundo episódio, exibido nesta terça-feira (09), seis dos nove aventais foram entregues a participantes do gênero feminino. Ashanti, Luma, Jucyléia, Gizele, Mariane e Stephanie se destacaram nos embates e garantiram suas vagas no programa.
Apresentadora do talent show desde a primeira temporada, Ana Paula Padrão exaltou a conquista das participantes. “Gosto muito de pensar que a mulher hoje está mais inserida no ambiente de cozinha profissional do que esteve quando a gente começou isso aqui”, analisa a jornalista ao Band.com.br.
Apesar de a cozinha ser, historicamente, um ambiente em que a maioria das mulheres está inserida, a representatividade feminina é baixa quando falamos de chefs de cozinha. Segundo o site especializado Chef’s Pencil, apenas 7% dos restaurantes de maior prestígio no Brasil são liderados por mulheres.
“Os homens vendem muito bem um universo que sempre foi nosso, no bastidor da cozinha, das mulheres em casa cozinhando”, analisa Ana Paula Padrão. “Eu acho que o equilíbrio dentro da cozinha é muito necessário, assim como o equilíbrio e a diversidade em qualquer outro ambiente de trabalho.”
Uma das chefs brasileiras que mostra o potencial das mulheres na alta gastronomia é Helena Rizzo. Liderando o estrelado Maní, a jurada do MasterChef já foi eleita duas vezes a melhor chef do mundo. “Fico muito feliz que as meninas que vêm querendo tentar a carreira na cozinha tenham uma mulher como ela para se inspirar”, afirma Ana Paula Padrão.
Para a apresentadora, é motivo de orgulho ver que o programa inspira cada vez mais mulheres a se enxergarem na cozinha profissional. “Fico muito orgulhosa de saber que a nossa participação, como programa de TV, mudou a maneira como a mulher pensa a cozinha”, revela. “Quando vejo que as mulheres estão fazendo isso porque estão sendo um pouco mais respeitadas nesse meio, fico muito feliz de ter alguma participação nisso.”