Fim da estrada para Danilo. O caminhoneiro foi o segundo eliminado do MasterChef 10 nesta terça-feira (30) e derrapou com um bolo de crepe na prova decisiva da noite. Ele optou por rechear a sobremesa com frutas e chocolate, mas o sabor não agradou os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira. Com exclusividade ao Band.com.br, Danilo conta que sua maior dificuldade foi justamente escolher os ingredientes.
“Eu me atrapalhei um pouco, quis botar muita coisa, fiz uma salada de frutas que me prejudicou bastante”, admite o eliminado. “Vamos pensar bem: chocolate, morango, frutas, é tudo de bom, né? É gostoso, mas não agradou muito os chefs, e o principal que eu tinha que agradar eram os chefs.”
Apesar de a confeitaria ser o ponto fraco de Danilo, o caminhoneiro também teve dificuldade com o baião de dois e o pontos das carnes, as duas outras provas do episódio. “O baião de dois estava muito gostoso no meu paladar, mas não sei... Tinha muito concorrente bom, né?”, sugere sobre o 1º desafio da noite. Em relação ao ponto das carnes, ele justifica: “Estou acostumado a fazer na churrasqueira. É diferente na frigideira.”
Problema pessoal abalou Danilo
Uma questão externa também abalou bastante o foco de Danilo nas provas e nos estudos. Enquanto estava no programa, o pai dele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e ficou oito dias no hospital. “Eu não conseguia me concentrar", revela. Mesmo mantendo contato, sabendo que o pai estava sendo bem cuidando, e recebendo informações sempre, ele confessa que se cobrou por estar longe nesse momento tão delicado.
“Ele voltou para casa, estou mais feliz, mas mexeu muito com o meu desempenho, meu raciocínio ficou bem lento”, conta. “Não estava conseguindo me concentrar no MasterChef 100%. Se um dia eu voltar, tenho que focar só no MasterChef e esquecer o que está fora”, analisa Danilo sobre uma possível repescagem no futuro.
“Nóis capota mas num breca”
Apesar da eliminação, Danilo tem orgulho dos aprendizados culinários e pessoais que teve no MasterChef. “Até agora eu não estou acreditando que eu tive a coragem de estar em frente às câmeras. Eu sou uma pessoa muito tímida, muito humilde, vergonhosa. Isso é um orgulho que estou tendo”, revela sobre as conquistas no MasterChef.
Ele também acredita que ser um caminhoneiro e ter conseguido entrar no programa deixará um legado. E comenta a fala de Ana Paula Padrão, que exaltou a profissão no momento da despedida. “Querendo ou não, sem o caminhoneiro não chega nada na mesa das pessoas, principalmente o alimento”, afirma Danilo. “Já tiveram várias situações de o Brasil parar porque o caminhoneiro parou, então acho que ele tem que ser mais valorizado.”
O sonho de Danilo, de ter um boteco com pratos diferenciados, segue firme. “O que eu quero fazer não é uma coisa nova, é uma coisa de dez anos atrás”, explica. “O sonho segue o mesmo, isso aí vai ser concretizado, com certeza”. Boa viagem de volta, Danilo!
Galeria de Fotos
MasterChef 10: 5º episódio tem baião de dois, bolo de crepe e eliminação de Danilo 1/22
O que rolou no 5º episódio do MasterChef
Como se faz um baião
Na primeira prova da noite, os 17 participantes do MasterChef receberam uma aula sobre como fazer um delicioso baião de dois com Rodrigo Oliveira, expert na culinária sertaneja. A partir da receita do chef, os cozinheiros amadores tiveram que fazer uma releitura para surpreender os jurados e escapar da eliminação.
Ashanti e Emanuel foram destaques positivos ao apresentarem versões de baião de dois sem carne. A atriz venceu a dinâmica, conquistou seu primeiro pin e subiu ao mezanino ao lado de Emanuel, Jucyléia e Stephanie. Ela ainda pôde escolher duas pessoas para salvar da eliminação e optou por Ana Carolina e Dielen.
Quatro destaques negativos foram direto para a prova de eliminação. Leonardo foi duramente criticado pelos chefs por usar shoyu no tempero da sua carne. Seiji, por sua vez, quis honrar as origens asiáticas e apresentou uma releitura do baião de dois que ficou “horrível”, segundo Jacquin. Luma e Wilton apresentaram pratos insossos e também se deram mal na prova.
À prova de fogo
Os medianos da primeira prova tiveram a oportunidade de escapar da eliminação com uma dinâmica que exigia muita atenção e técnica dos participantes. Camila, Danilo, Eduardo, Endrik, Gizele e Mariane tiveram que apresentar três bifes de carne bovina em diferentes pontos: mal passado, ao ponto e bem passado.
Dos seis, apenas Camila conseguiu se salvar e subir ao mezanino. Segundo os jurados, a carioca foi a única a apresentar três bifes altos com um degradê entre os pontos da carne. Nem mesmo quem disse que se garantia no churrasco se deu bem.
Confeitaria na eliminação? Temos
O pesadelo na cozinha do MasterChef é uma prova de eliminação com doce. Para se manterem na competição, Danilo, Eduardo, Endrik, Gizele, Leonardo, Luma, Mariane, Seiji e Wilton tiveram que fazer um bolo de crepe. Wilton se deu bem na dinâmica e venceu a prova com uma receita que conquistou o coração de Jacquin e lhe rendeu seu primeiro pin dourado.
Já Danilo e Gizele fizeram os dois piores bolos de crepe. Os chefs criticaram a falta de equilíbrio nos preparos e o exagero nos ingredientes. Com seu recheado de frutas, Danilo foi o eliminado da noite. O caminhoneiro recebeu ainda uma homenagem de Ana Paula Padrão, que exaltou a profissão dele.