A piranha é protagonista da Prova de Eliminação do décimo episódio do MasterChef Brasil 2022. No último desafio da noite, os cozinheiros devem preparar um prato delicioso com o peixe carnívoro de água doce, que é comum no centro-oeste e na região norte do país.
Ao contrário do que muitos pensam, a piranha é, sim, comestível e rende receitas deliciosas. É o que contam as nutricionistas Juliana Vieira e Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, ao Band.com.br.
“A carne de piranha é, certamente, comestível e faz parte da dieta das populações locais”, afirma Juliana. “Na região centro-oeste e norte, existe o hábito do preparo de caldo de piranha, por exemplo. É preciso ter muito cuidado na pesca, mas os povos ribeirinhos já estão acostumados”, completa Angélica.
Tire todas as suas dúvidas sobre o peixe abaixo:
Qual é o sabor e a textura da carne de piranha?
Trata-se de uma carne “difícil” por ter muitas espinhas em formato de Y. “Por isso, a piranha foi, por muito tempo, uma carne pouco apreciada apesar de suas vantagens”, explica Juliana Vieira. Entre as características da piranha, estão o odor suave, carne magra e sem gordura.
Quais são as formas de consumir piranha?
A piranha pode ser consumida frita, crua, em caldos e ensopados. A nutricionista Juliana Vieira dá dica para quem deseja levar o peixe ao forno. “Se você assar a piranha, deve fazê-lo bem para amolecer as pequenas espinhas”, alerta.
O caldo de piranha é uma das receitas mais famosas com o peixe e vale destacar que o prato é conhecido por ter ação afrodisíaca. “A cabeça da piranha, usada no preparo, é extremamente rica em fósforo, que estimula a libido”, detalha Angélica Grecco.
Quais são os benefícios da piranha à saúde?
A piranha, em termos nutricionais, é rica em proteínas, fósforo, vitaminas e sais minerais. O consumo do peixe é excelente para a saúde cardiovascular.